FUNDO%20VERDE%20(1)_edited.jpg

COVID-19

Saiba mais sobre a tomada de ação do Instituto Baccarelli diante dos desafios que o coronavírus impôs, especialmente à comunidade de Heliópolis, em São Paulo. 

LOGO TOCANDO JUNTOS - AMARELO E BRANCO.p

Frente Assistencial

Em Março de 2020, devido à pandemia de Covid-19, o Instituto Baccarelli fechou as portas de sua sede e suspendeu temporariamente as atividades presenciais em sua sede, localizada na favela de Heliópolis, a mais populosa de São Paulo e uma das maiores do país.  

 

Diante da crise sanitária e econômica que atingiu a população da comunidade, o Instituto criou uma frente de assistência emergencial para essas famílias. Para gerar o fundo que possibilitou a doação de alimentos,  cestas básicas e a transferência de recursos diretos, criou a campanha Tocando Juntos Por Heliópolis, que até o fim de 2020 distribuiu mais de 400 toneladas de alimentos com kits de limpeza e higiene; transferiu mais de R$829 mil reais por meio de cartões-alimentação e entregou 12 mil quentinhas, que ajudou a diminuir o sofrimento das famílias durante a pandemia. Além disso, também foi gerada uma parceria com a CUFA (Central Única das Favelas), para que utilizassem o prédio do instituto como centro de recebimento, armazenamento e distribuição de doações para Heliópolis. 

Após quase um ano do início da pandemia, a crise gerada continua castigando as pessoas com menos recursos. Por isso, a campanha continua aberta, levantando fundos para as famílias mais necessitadas e para manutenção das atividades educacionais e artísticas do Instituto Baccarelli. Você pode participar deste movimento ao doar para a campanha. Clique abaixo para saber mais.

IMG_2438.jpeg
IMG_3267.jpeg
CONEXÃO_HELIÓPOLIS_PADRÃO_PNG.png

Atividades Digitais

A frente artístico-pedagógica do Instituto Baccarelli foi adaptada para a versão digital. Por meio dele, os alunos têm acesso a conteúdos de ensino de música pela internet, permitindo que todos continuem aprendendo, mesmo quando estão em casa isolados. No programa, aulas online, videoaulas, masterclasses internacionais, palestras, shows, vídeos com apresentações de grupos artísticos e conversas com alunos e seus familiares.


Inclusive os filhos mais novos foram incluídos, com acesso às playlists das atividades musicais por meio do canal YouTube, rede que já é popularmente conhecida por oferecer entretenimento infantil, amplamente acessado por pais e filhos.


As masterclasses internacionais têm sido uma atividade importante não só para a formação complementar de jovens músicos, mas também para a promoção da instituição no cenário musical internacional.

 

Participaram músicos e professores renomados de diversos países e, desta forma, estudantes e profissionais de várias regiões do Brasil e do mundo tiveram acesso a aulas com músicos como Martin Chalifour, spalla da Filarmônica de Los Angeles, e Sir James Galway, um dos maiores solistas de flauta de todos os tempos.

FUNDO%20VERDE%20(1)_edited.jpg