top of page
curvazul_edited.jpg

Quando chega a hora da aula individual

Pedro Visockas, professor de viola e coordenador pedagógico, conta como funciona a etapa de ensino mais avançada do Instituto Baccarelli

No Instituto Baccarelli, música é vida. O caminho traçado pelo nosso plano pedagógico acompanha o desenvolvimento dos nossos alunos e alunas, desde pequenininhos até a profissionalização. E tudo de forma muito bem planejada pelo nosso corpo docente, reconhecido como um dos melhores do Brasil.

 

Quem passa pelos corredores da nossa escola em Heliópolis percebe que nem toda sala de aula é igual. Temos turmas cheias de alunos e alunas, todos aprendendo juntos seu instrumento; e temos também aquelas aulas em que professor e aluno estão sozinhos, concentrados — dá até medo de fazer algum barulho e atrapalhar! Essas são as nossas aulas individuais, e para saber mais sobre o assunto, conversamos com Pedro Visockas, professor de viola e coordenador da área aqui no Instituto Baccarelli.

 

Ao todo, nosso ensino individual é dividido em 5 etapas: individual 1, individual 2, níveis médio e avançado, e especialização. “Tem duas maneiras para os alunos entrarem no individual. A primeira é quando o aluno é encaminhado do ensino coletivo; os alunos fazem os 4 níveis de coletivo, depois os 3 de preparatório, e aí entram no individual”, explica Pedro.

“A outra forma de entrar nas aulas individuais do Instituto é quando o aluno ou aluna faz uma prova para ser admitido na Orquestra Juvenil ou Sinfônica Heliópolis”, conta o professor. Nesse caso, os alunos ganham bolsas e passam a estudar aqui em Heliópolis. “Aí, normalmente eles vão entrar direto no nível médio, pois já têm uma base e estão um pouco mais avançados nos estudos.”

“E as habilidades são ensinadas sob a ótica das prioridades, que são 4: postura, sonoridade, afinação e musicalidade”, elenca o professor. “Isso vem desde o coletivo, é a filosofia que está por trás do ensino.” Então, a hora de um aluno ou aluna iniciar seus estudos nas aulas individuais depende do desenvolvimento dessas habilidades, de acordo com o plano de curso de cada instrumento. Não há uma idade certa ou errada para começar, mas as aulas de instrumento individuais geralmente coincidem com a adolescência, a partir de uns 15 anos de idade. “Depende habilidade, mas também tem relação com o instrumento. Viola, violoncelo e baixo geralmente têm alunos com uma faixa etária um pouco maior, pois eles precisam crescer para tocar o instrumento”. Aqui no Instituto Baccarelli, como na vida, cada coisa acontece em seu tempo, e cada pessoa tem seu ritmo.

WhatsApp Image 2022-09-20 at 14.40.17.jpeg
LOGO COLORIDA_FUNDO ESCURO.png
curva_laranja.png
Fala, Heliópolis!

No Fala, Heliópolis! deste mês, temos um depoimento da aluna Luísa Santana, que entrou no Instituto Baccarelli como bolsista da Orquestra Juvenil Heliópolis, mas que hoje em dia é parte do Coral Jovem Heliópolis! Confira:

"Sou Luísa Santana, tenho 19 anos e moro na Zona leste de São Paulo, em Itaquera. 

Atualmente estou cursando licenciatura em música na faculdade Santa Marcelina, onde tive a oportunidade de ser bolsista social e consegui 100% de bolsa.

Comecei meus estudos no Baccarelli em 2019, quando tinha 15 anos. Entrei na Orquestra Juvenil Heliópolis tocando trompa, e tive aulas com o professor Mário Rocha e a professora Tamires Kamisaka. Atualmente, faço parte do Coral Jovem Heliópolis, onde tive a oportunidade de entrar no começo do ano de 2020.

curva_laranja.png
Fotos 1-02.png

Sempre tive o desejo de fazer parte do Coral Jovem, então assim que entrei no Baccarelli tentei entrar, mas tive que esperar o próximo ano para fazer o teste, afinal outras pessoas queriam também fazer parte. Tive a grande boa sorte de conseguir participar de alguns ensaios como ouvinte, e depois fiz o teste, no qual eu passei e até hoje faço parte.

 

Vejo minha relação com o Instituto como um lugar que já me proporcionou muitas experiências e aprendizados! Acredito que tenho muitos momentos pela frente com o Coral que serão tão inesquecíveis!"

Versatilidade e excelência

Grupos artísticos do Instituto Baccarelli apresentam

repertórios clássicos e populares

3.JPG

Setembro foi um mês intenso para os grupos artísticos do Instituto Baccarelli! E tudo começou com um fim de semana cheio de apresentações — nos dias 3 e 4 de setembro tivemos 3 concertos: uma dobradinha da Orquestra Sinfônica Heliópolis no Sesc Vila Mariana, e uma apresentação especial do Coral Heliópolis no Masp.

 

Com a casa lotada nos dois dias, a Orquestra Sinfônica Heliópolis recebeu a cantora e compositora Tulipa Ruiz, que aproveitou a ocasião para comemorar os 10 anos do seu disco Tudo Tanto. A apresentação teve regência do maestro Edilson Ventureli, e no domingo, dia 4, ainda houve transmissão ao vivo. Você pode conferir como foi no canal do Instituto Baccarelli no YouTube.

 

Na manhã do dia 4, um domingo, o Coral Heliópolis tomou o palco do Auditório do Masp para um programa mais do que especial. Foi o encontro de dois dos nossos corais, o Infanto-Juvenil III, e o Juvenil II. Sob o comando de Silmara Drezza e Daniel Reginato, os grupos apresentaram um repertório empolgante, cheio de música e dança, que levou o público presente a aplaudir de pé cada obra — e, no final, os aplausos foram tantos que o Coral Heliópolis ainda fez mais dois bis! Foi uma manhã memorável, e dava para ver no rosto do público e dos jovens artistas a alegria de compartilhar um momento tão especial.

 

No domingo seguinte, dia 11 de setembro, a Orquestra Sinfônica Heliópolis e o maestro Edilson Ventureli voltaram ao palco, dessa vez do Sesc Guarulhos. Novamente com o teatro lotado, a Orquestra apresentou o cartão de visitas do Instituto Baccarelli, com um repertório dedicado a trilhas de cinema — com comentários de Irineu Franco Perpetuo, o concerto levantou o público do Sesc Guarulhos, que aplaudiu em pé a Orquestra Sinfônica Heliópolis. A apresentação também teve transmissão online, e você pode assistir no nosso canal do YouTube. A noite contou ainda com uma convidada especial: Cristiane Fernandes, diretora geral da EDP Brasil, um dos patrocinadores do Instituto, esteve presente no concerto e, a convite do maestro Edilson Ventureli, subiu ao palco para uma palavrinha. Ela reforçou o apoio da empresa à missão de transformação social realizada pelo Instituto Baccarelli, e ainda fez uma provocação: e se o Instituto formasse uma sinfônica também em Guarulhos? Cenas do próximo episódio.

 

Já no dia 21, a Orquestra Sinfônica Heliópolis voltou ao palco do Teatro B32 para um programa popular, com a cantora e compositora Mariana Aydar. Novamente sob o comando de Edilson Ventureli, a Orquestra deu um show ao lado da cantora, mostrando muita química em um repertório cheio de clássicos da música brasileira, com canções de Dominguinhos, Gilberto Gil e Leci Brandão, entre outros! E o melhor: o concerto teve transmissão ao vivo e você pode curtir tudo no nosso canal (não esqueça de se inscrever!).

 

Fechando o mês, no dia 25, a Orquestra Sinfônica Heliópolis subiu ao palco do Masp para um programa dedicado a dois expoentes do Romantismo: Johannes Brahms e Antonín Dvorák. Com o maestro convidado Guilherme Mannis, diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Sergipe, nossa Orquestra mostrou mais uma vez sua excelência musical, agora no repertório erudito. O público que foi cedo à avenida Paulista não se arrependeu, e saiu cheio de energia para curtir o domingo após mais um concerto memorável da Orquestra Sinfônica Heliópolis.


E pode se preparar que vem mais por aí! Em outubro o Instituto Baccarelli faz aniversário, e você pode conferir toda nossa programação de concertos aqui.

header_nov2.png
Baccanews
Outubro
2022
Primeira dama do Estado de São Paulo convida alunos do Instituto Baccarelli para visita

No finzinho do mês, dia 30 de setembro, os alunos do Instituto Baccarelli receberam um convite especial para um café da tarde com a primeira dama do Estado de São Paulo, Luciana Garcia, e uma visita ao palácio do governo. Ao todo, 40 alunos participaram da visita, e puderam conhecer os aposentos do palácio e passar uma tarde com a primeira dama!

 

O Instituto Baccarelli agradece a primeira dama do Estado Luciana Garcia pelo convite e pela hospitalidade!

curva_laranja.png

Aulas Abertas para reforçar a confiança e o desenvolvimento dos alunos

No dia 17 de setembro, foi a vez da turma de trompete do professor Thiago Araújo se apresentar em mais uma aula aberta. Seus alunos encantaram seus familiares com nove músicas que estão sendo trabalhadas no processo de aprendizado do instrumento. A apresentação funciona como uma amostra do ensino para que os responsáveis pelas crianças possam entender o processo de desenvolvimento de cada trompetista em potencial.

“Acredito que a confiança no trabalho que realizamos no Instituto se reforça quando mostramos o que fazemos em sala de aula. Por isso, fiz e expliquei exercício por exercício, para que os pais pratiquem em casa com os filhos”, explica Thiago que mostra a importância do encontro para o fortalecimento do trabalho feito em sala de aula. “Quando as famílias caminham junto, tudo flui!”, conclui o professor.

E o final da aula é o momento da reunião entre os responsáveis e o professor para explicar todo o processo pedagógico e evolução dos alunos. Professor do Instituto desde 2015, Thiago Araújo foi aluno da instituição entre 2007 e 2014, quando integrou a Orquestra Sinfônica Heliópolis, e sabe muito bem a importância da participação dos familiares no processo de desenvolvimento dos alunos e alunas!

Fotos 1-01.png
27.png
Fala Heliópolis
Âncora 2
Âncora 3
Âncora 4
Âncora 5
Âncora 6
Coral Jovem Heliópolis participa de 13º Festival Coralusp

No final do mês de setembro, dia 27, o Coral Jovem Heliópolis participou do tradicional Festival Coralusp. Em sua 13ª edição, o encontro comemorou os 55 anos do Coral da USP e o retorno efetivo das exibições presenciais. As apresentações aconteceram entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro, no anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, e contou com a participação de diversos coros de São Paulo.

Sob o comando de Otávio Piola, o Coral Jovem Heliópolis apresentou um repertório que une música e dança, com canções de Cazuza, Gilberto Gil, Emicida e Ivan Lins, além de uma canção tradicional da África do Sul. No mesmo dia, o Coralusp Feminino, regido por Paula Christina Monteiro, e o Coro Masculino de Alumínio, sob regência de Marcelo Recski, também fizeram sua apresentação. Um dos eventos mais importantes da área do canto coral no Brasil, o festival reuniu diversas maneiras de se fazer coral, com coros independentes, juvenis, universitários e adultos, atendendo democraticamente diferentes tipos de grupos de uma forma livre.

Em setembro, o Coralusp, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, celebra seus 55 anos de atividades e apresentações. Para o festival, os atuais 15 grupos e convidados especiais, como coros independentes e semiprofissionais de bolsistas, se apresentaram de forma gratuita. O Instituto Baccarelli agradece o convite para fazer parte desse evento tão relevante.

Forma_yellow_right.png
Alunos do Instituto Baccarelli são convidados a assistir o retorno do Bourbon Street Fest
IMG_2342.JPG
Forma_yellow_right_edited.png
Âncora 7

No dia 24 de setembro, 40 alunos do Instituto Baccarelli tiveram o prazer de curtir um dia de muito jazz e música boa na 18ª edição do Bourbon Street Fest. Com atrações internacionais, o festival aconteceu no Parque Burle Marx com shows gratuitos nos dias 24 e 25 de setembro, e apresentações noturnas no Bourbon Street Music Club, em Moema, entre os dias 21 e 25.

O Bourbon Street Fest tem criterioso line-up e acontece desde 2003. Os artistas convidados tocam desde jazz ao funk, passando pelo folk e soul. Entre os convidados, está Donald Harrison, grande saxofonista conhecido como Rei do Nouveau Swing, denominado como um dos maiores músicos de Nova Orleans. Na edição de 2012 do festival, o saxofonista promoveu um workshop para os alunos e alunas do Instituto Baccarelli da época. O artista estava de passagem em São Paulo para o festival e reservou um momento de troca no núcleo Heliópolis.

Agradecemos ao festival pelo convite para esse evento que traz muita diversidade e enriquecimento cultural.

roda-verde.png
roda-verde.png
Instituto Baccarelli recebe visitas da Unilever e outros patrocinadores em setembro

Como de costume, em setembro o Instituto Baccarelli recebeu diversas visitas, tanto de parceiros quanto de pessoas e entidades que querem conhecer um pouquinho mais do trabalho realizado aqui em Heliópolis.

 

No dia 23 de setembro, tivemos o prazer de receber em nossa sede um grupo de visitantes da Unilever. Patrocinadora Master e amiga de longa data do Instituto, a Unilever é uma das nossas maiores aliadas na missão de transformar o mundo por meio da cultura e da educação. A comitiva da empresa foi grande, com mais de 20 pessoas, e contou com a presença de Paul Matthews, Global Head of Communications & Corporate Affairs da empresa, Suelma Rosa, Head of C&CA do Brasil, e Jaqueline Macedo, Coordenadora de Assuntos Corporativos. O Instituto Baccarelli agradece a parceria, a amizade e o carinho da Unilever e de sua equipe!

Já no dia 9, recebemos um grupo de convidados da B3, nossos patrocinadores Ouro! A visita foi completa, e o pessoal da B3 aproveitou para entrevistar alguns alunos e alunas, que deram depoimentos sobre como o ensino musical oferecido pelo instituto Baccarelli impactou positivamente suas vidas.

 

No dia 14, foi a vez de darmos boas-vindas aos nossos mais novos parceiros, o Instituto CCR, que, por meio de seu Instituto, tornou-se um dos nossos patrocinadores Prata! A equipe veio conferir de perto como funciona o Instituto — foi muito legal poder receber nossos novos amigos em nossa casa. Essa foi só a primeira, já estamos esperando a próxima!

 

E no dia 22 de setembro, quem veio nos visitar foi uma representante da Pfizer, nossa patrocinadora Prata! Da farmacêutica, esteve presente Susi Oliveira, da área de Saúde Global e Responsabilidade Social. A visita serviu para estreitar os laços e mostrar à nossa patrocinadora como é o dia a dia aqui no Instituto Baccarelli! 

 

Para nós, é um privilégio poder contar com empresas comprometidas com a transformação social proposta pelo Instituto. Seguimos juntos por um mundo melhor!

 

E fechando o mês, no dia 27 de setembro, quem veio ao Instituto foram representantes do Centro Nacional de Talentos da Hungria. Acompanhado pela cônsul-geral da Hungria em São Paulo, Zsuzsanna László, e pela cônsul cultural, Eszter Dobos, o grupo veio conhecer o trabalho realizado em Heliópolis. O Instituto Baccarelli agradece a visita!

18.png

Além de empresas parceiras, Centro Nacional de Talentos de Hungria também veio conhecer o trabalho de transformação social realizado em Heliópolis

Um mês mais que animado no Instituto Baccarelli: confira os eventos com participação dos nossos grupos artísticos

Em setembro, os corais e grupos de câmara do Instituto Baccarelli tiveram a honra de participar de grandes eventos em toda São Paulo. Nossos alunos foram a encontros educacionais, festividades e até empresariais – dentre eles, realizações da Unilever, B3 e Klabin, parceiros da instituição.

Nos primeiros dias do mês, entre 1 e 4 de setembro, diversos grupos de câmara representaram o instituto nas festividades de aniversário do bairro do Ipiranga, com apresentações no Sesc Ipiranga. Logo em seguida, dia 5, foi a vez do Coral Heliópolis, com o grupo Infanto Juvenil III, levar sua incrível performance para a comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil, no CIEE.

Já no dia 6, foi a vez do grupo Infantil ID do Coral Heliópolis, junto ao quinteto de sopros, se apresentar no encerramento da exposição Egito Antigo, na Escola Concept. No mesmo dia, o Coral Infantil participou de um evento realizado pela Unilever, patrocinadora master do Instituto Baccarelli, no Vinhedo Plaza Hotel.

O evento do dia 11 ficou com o Coral Heliópolis, com os grupos Infanto Juvenil I e II, que mostraram todo seu talento no evento Rikuday, na Congregação Israelita Paulistana, na Bela Vista. Amiga do Instituto Baccarelli, a CIP fez uma “entrada solidária” para o evento, com ingressos sendo trocados por alimentos  – toda a arrecadação foi encaminhada para a campanha de combate à fome do Instituto Baccarelli!

A inauguração da Casa Mãe Terra, também realizada pela Unilever, aconteceu dia 16 e contou também com a participação do Quarteto de Cordas do Instituto Baccarelli. No mesmo dia, o Coral Heliópolis soltou a voz no III Painel de Música e Regência Maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca, na Unicamp.

Na última semana, a Camerata de Cordas do Instituto Baccarelli encantou a todos em evento realizado pela Klabin, apoiadora da instituição, no pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera. A 5º INOVA é voltada para inovação e aconteceu dia 21 de setembro, marcando o lançamento de “Árvores que Tocam”, projeto realizado pela empresa e que contou com a participação da Orquestra Sinfônica Heliópolis. Confira no vídeo abaixo o resultado desse projeto incrível

roda-verde.png

O Clube Paulistano também pôde experienciar a excelência musical dos grupos artísticos do Instituto Baccarelli, com a apresentação do nosso Quinteto de Sopros no dia 24. Para fechar o mês, o Coral Heliópolis fez sua grande apresentação no B3 - Bolsa de Valores, no dia 29 de setembro.

O Instituto Baccarelli agradece a todos que acreditam na excelência dos grupos artísticos, convidando-os para eventos especiais tanto para as empresas quanto para nós.

roda-verde.png
Background slides_1.jpg
AGENDA OUTUBRO
Agenda Dinamize Setembro-06-10.png
Orquestra Sinfônica Heliópolis
Edilson Ventureli, maestro
Teatro B32
Saiba como assistir aqui
Agenda Dinamize Setembro-15-10.png
Orquestra Sinfônica Heliópolis
Isaac Karabtchevsky, maestro
Fortuna, convidada
Teatro Arthur Rubinstein, Clube Hebraica

Saiba como assistir aqui
27.png
Orquestra Sinfônica Heliópolis
Edilson Ventureli, maestro
Wilson Simoninha
Sesc Itaquera

Saiba como assistir aqui
Agenda Dinamize Setembro-16-10.png
Orquestra Juvenil Heliópolis
Paulo Galvão, maestro
MASP

Saiba como assistir aqui
Agenda Dinamize Setembro-23-10.png
barra_amarela.png
Frente Social - Doações

Com a crise socioeconômica desencadeada pela a pandemia, o Instituto Baccarelli iniciou uma campanha permanente de doações
que tem como objetivo dar apoio às famílias de Heliópolis em situação de vulnerabilidade. Graças a doação de empresas parceiras
e doadores individuais, seguimos atendendo nossos alunos e suas famílias com cestas básicas e itens de primeira necessidade.
Veja abaixo:

Desde março de 2020
comida.png
876,0
toneladas
de alimentos doados
atendendo
a mais de
3.243
pessoinhas.png
pessoas
a cada
entrega

No mês de Setembro, o Instituto Baccarelli conseguiu realizar mais distribuições de alimentos, graças à parceria com Gastronomia Periférica, Sesc Mesa Brasil, Clube Atlético Ypiranga, Fundo Social do Estado de São Paulo, Trench Rossi Watanabe, Congregação Israelita Paulistana e Mazars no Brasil, além das doações de pessoas físicas que apoiam nossos projetos e acreditam na transformação feita pela instituição.

Continuamos recebendo doações para que mais famílias possam contar com pelo menos uma refeição. Por isso, convidamos a todos a seguir #tocandojuntoporheliopolis e reunir o maior número de ajuda possível. Todo apoio faz a diferença para combater a fome.

Primeiro Bazar Baccarelli acontece no dia 8 de outubro, na sede do Instituto Baccarelli, em Heliópolis!

No dia 8 de outubro, um sábado, acontece o primeiro Bazar Baccarelli! Realizado na sede do Instituto Baccarelli, em Heliópolis, o bazar solidário tem como objetivo arrecadar fundos para dar continuidade ao trabalho de educação musical e transformação social realizado há mais de 25 anos com crianças e jovens da região.

O bazar se inicia às 10h, e conta com mais de mil peças novas doadas pela Pernambucanas, parceira do Instituto na ação. Haverá também uma seção de brechó, com itens usados oferecidos para a ocasião. Com preços a partir de R$ 5, e descontos de até 50%, o bazar se estende até as 17h, ou enquanto durar o estoque. O Bazar Baccarelli ainda conta com o apoio da Unilever, patrocinadora Master do Instituto Baccarelli, que organizou um grupo de voluntários para reformar e equipar o espaço onde é realizado o evento.

E é claro que não poderia faltar música! Para animar o evento, o Coral Heliópolis faz uma apresentação especial ao público presente a partir das 13h30, com um repertório com canções nacionais e internacionais.

Venha participar!

BANNER DIGITAL BACCANEWS_BAZAR (1).jpg
Âncora 8
Âncora 9
Âncora 10
Âncora 11
fala-maestro.png
borda-verdagua.png

Fala, Maestro!

Setembro foi um mês e tanto aqui no Instituto Baccarelli. O quesito artístico foi impressionante: apresentamos 6 concertos, sendo 5 deles com a Orquestra Sinfônica Heliópolis. E a rapaziada está tocando demais! Foram três concertos com repertórios populares, com Tulipa Ruiz e Mariana Aydar, e dois com programas eruditos, um deles com o maestro convidado Guilherme Mannis. É um privilégio para os nossos alunos poder conviver e trabalhar com artistas de alto nível e tão versáteis. Mas o nosso mês não foi dedicado somente às orquestras. No dia 4 de setembro aconteceu uma apresentação lindíssima do nosso Coral Heliópolis, no Masp. Como de costume, eu estava lá e foi impressionante. Sempre vejo nossas crianças e jovens ensaiando aqui no Instituto, mas ali, no palco do Masp, a energia foi diferente. Bravo a todos!

borda-verdagua_edited.png

Outra coisa que felizmente já virou rotina aqui no Instituto são as visitas dos nossos parceiros. Em setembro recebemos equipes da Unilever, da B3 e da CCR, nossos patrocinadores. Faço questão de deixar meu abraço para todos que vieram, e agradecer pelas visitas. Vocês sabem que as portas estão sempre abertas!

Em setembro também encerramos nossa campanha de combate à fome. Foi um sucesso, e agradeço, em nome do Instituto Baccarelli, a todas as empresas e pessoas físicas que doaram. Já começamos as entregas das cestas básicas e outros itens de alimentação e higiene, e até o fim do ano teremos muitas outras entregas. A contribuição de vocês faz a diferença na vida das pessoas, e um mundo melhor só é possível quando as pessoas de bem agem. Muito obrigado.

Falando em pessoas de bem, no dia 23 de setembro foi aniversário do maestro Silvio Baccarelli, fundador do Instituto. Essa foi uma pessoa que não mediu esforços para ajudar o próximo. Quem iria imaginar que uma escola de música em Heliópolis poderia transformar a vida de tanta gente? Acho que nem ele tinha ideia da proporção que seu gesto de solidariedade poderia ganhar, mas mesmo assim começou, pequenininho, um passo de cada vez. O maestro Baccarelli é um exemplo para todos nós do Instituto. Para mim, é um privilégio ter convivido com uma pessoa tão iluminada, e uma missão de vida seguir adiante com seu trabalho. Todas as honras ao nosso mestre!

E podem se preparar que no mês de outubro quem faz aniversário é o próprio Instituto Baccarelli, que completa 26 anos. Fiquem ligados que vem coisa boa por aí!

NOSSOS PARCEIROS:

RÉGUA DE PATROCINIO 2022_PERIODO ELEITORAL_HORIZONTAL(AT&T) Dinamize-01.png
bottom of page