Heliópolis, suas orquestras e corais e o Instituto Baccarelli

Das cinzas de um incêndio, em 1996, nasceu a primeira orquestra em uma favela do mundo, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que hoje conta com a direção artística e regência de um dos maiores maestros da atualidade, Isaac Karabtchevsky. A partir de uma iniciativa solidária do Maestro Silvio Baccarelli, surgiu uma das principais organizações sem fins lucrativos e não governamentais do Brasil, dedicada às áreas cultural, social e educacional.

Agente de transformação social por meio da arte, o Instituto Baccarelli utiliza o ensino musical gratuito e de excelência como ferramenta para promover a inserção de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade em uma realidade mais otimista. Por meio do poder educador da arte, contribui com desenvolvimento social e oferece aos alunos a oportunidade de profissionalização musical.

A iniciativa que começou há 24 anos, com aulas de instrumentos de cordas para apenas 36 crianças em um espaço no próprio auditório do fundador, passou por uma instalação em uma antiga fábrica de sucos até conquistar a sua sede própria na Comunidade de Heliópolis. Em uma área de 5 mil m², atende anualmente mais de 1.000 crianças e adolescentes a partir dos 4 anos de idade, e conta com 16 turmas de musicalização infantil, 13 corais, 48 turmas de coletivos de instrumentos e 4 orquestras.

Despontando como grupos principais estão a Orquestra Sinfônica Heliópolis e o Coral Heliópolis, que são resultados diretos do trabalho de base do Instituto Baccarelli e figuram entre os principais grupos jovens do país. O reconhecimento no cenário musical é comprovado pela relação constante com grandes solistas e maestros do Brasil e do mundo, tanto em masterclasses que acontecem na sede, como em concertos, atuando lado a lado. Coroando esse mérito, o maestro indiano Zubin Mehta, um dos maiores maestros do mundo, aceitou ser patrono da instituição em 2005.

Cada resultado alcançado pelos milhares de alunos e ex-alunos mundo afora, vivendo os seus sonhos nos âmbitos profissional e pessoal, é celebrado com a certeza de que com acesso a educação e a cultura se pode ir muito mais longe, reafirmando a crença no poder transformador da música e da arte.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

© Instituto Baccarelli 2020 - Todos os direitos reservados

CNPJ: 55.446.132/0001-33
Endereço: Estrada das Lágrimas, 2317 - Heliópolis - São Paulo - SP - Brasil 
contato@institutobaccarelli.org.br
(11) 3506-4606