top of page

Cidade do Sol

FAVELA HELIÓPOLIS

IMG_4194_edited.jpg

Heliópolis possui aproximadamente 1 milhão de metros quadrados e se localiza na região sudeste da cidade de São Paulo, a 8 km do centro. Em sua área, hoje vivem cerca de 200 mil habitantes, o que faz de Heliópolis a maior favela de São Paulo e segunda maior da América Latina (Fonte: Wikifavelas).

 

Os antigos barracos deram origem às construções de alvenaria e a realidade do território mudou muito ao longo dos anos, mas o crescimento populacional trouxe diversos novos problemas locais. A vulnerabilidade social ainda atinge muitas famílias, que em sua maioria é composta por mães solo, sendo esta a única provedora. 

Heliópolis, desde a década de 90, já era mais densa que o seu entorno imediato. Esta densidade foi sendo intensificada ao longo do tempo, sobretudo na parte norte, entre 2000 e 2010. Cerca de 85% dos moradores são migrantes do Nordeste Brasileiro. 

O contexto de alta vulnerabilidade social de Heliópolis é expresso por grande número de moradias precárias, baixos níveis de escolaridade e precarização no mercado de trabalho. A população

local é composta fundamentalmente por trabalhadores pobres desempregados, em condições de trabalho e remuneração informais ou mesmo excluídos das relações produtivas. Os baixos níveis de qualidade de vida se agravam por questões ambientais, pela baixa cobertura de coleta de esgoto, ausência de coleta seletiva de lixo e contaminação do solo e da água - resultados de um crescimento desordenado. 

Hoje, cerca de 51% da população é formada por crianças e jovens entre 0 e 25 anos, inseridos no seguinte cenário de escolaridade e trabalho: 

 

12% não estudaram; 68% possuem ensino fundamental; 19% ensino médio e 1% ensino superior. Já a situação ocupacional indica: assalariado com registro 28,37% da população; estudante, 14,43%; autônomos, 20,37%; desempregados, 9,99%; donas de casa, 9,41%; trabalhador temporário/bico/informal, 8,25%; empregado doméstico sem carteira/informal, 3,31%, dentre outras formas de inserção no mercado (Fonte: Censo 2010). 

IMG_3572_edited.jpg

E para atender a essa juventude com baixo acesso à Cultura, inúmeros projetos foram criados ao longo das décadas. A partir das conquistas de diferentes organizações, hoje é uma das comunidades de maior efervescência cultural do Brasil, referência para outras periferias. Heliópolis é hoje uma favela que conta com uma emissora de rádio e uma biblioteca comunitária com mais de 12 mil livros, duas orquestras sinfônicas, uma companhia de teatro, um projeto de capoeira, 41 painéis grafitados e uma editora para dar voz a escritores periféricos. Além disso, também há uma luta de mais de três décadas para tornar Heliópolis um “Bairro Educador”, conceito criado a partir da correlação entre qualidade do ensino e participação comunitária (Iniciativa UNAS). 

bottom of page