Fundador (1931-2019)

MAESTRO

SILVIO BACCARELLI

Maestro Silvio Baccarelli.png

Nascido em 1931, Silvio Baccarelli iniciou sua trajetória musical aos
12 anos de idade, quando ingressou no Seminário em São Sebastião do Paraíso (MG). Aos 15 anos, assumiu a regência do coro no qual atuava, enquanto estudava para tornar-se padre e especialista em música sacra.


Depois de abandonar o sacerdócio, mas sem nunca deixar de ser um missionário, Sílvio fundou, em 1960, o Coral Baccarelli, que até 1980 chamava-se “Coral Clássico e Folclórico de São Paulo”. Com o objetivo de divulgar a música coral em sua mais ampla expressão, o Coral Baccarelli apresentou-se, em 1987, em Madrid, durante as celebrações pelo centenário do compositor Heitor Villa-Lobos, e, em 1994, recebeu os prêmios de Melhor Grupo Coral e Melhor Gravação de Música Erudita da Associação Paulista de Críticos de Arte.


Desde 1980 o Maestro Baccarelli manifestava aos amigos o desejo de criar um projeto que pudesse gerar transformação social por meio da música. Em 1996, comovido com a notícia de um incêndio que desabrigou centenas de pessoas em Heliópolis – comunidade próxima ao bairro onde vivia e trabalhava, Sílvio começou a dar aulas de música voluntariamente para 36 crianças de uma escola pública da região. Alguns meses depois, estava formada a pequena orquestra de cordas que deu origem ao Instituto Baccarelli.