top of page

Fundador (1931-2019)

Maestro Silvio Baccarelli - 2006

Nascido em 1931, Silvio Baccarelli iniciou sua trajetória musical aos 12 anos de idade, quando ingressou no Seminário em São Sebastião do Paraíso (MG). Aos 15 anos, assumiu a regência do coro no qual atuava, enquanto estudava para tornar-se padre e especialista em música sacra.


Depois de abandonar o sacerdócio, mas sem nunca deixar de ser um missionário, Sílvio fundou, em 1960, o Coral Baccarelli, que até 1980 chamava-se “Coral Clássico e Folclórico de São Paulo”. Com o objetivo de divulgar a música coral em sua mais ampla expressão, o Coral Baccarelli apresentou-se, em 1987, em Madrid, durante as celebrações pelo centenário do compositor Heitor Villa-Lobos, e, em 1994, recebeu os prêmios de Melhor Grupo Coral e Melhor Gravação de Música Erudita da Associação Paulista de Críticos de Arte.


Desde 1980 o Maestro Baccarelli manifestava aos amigos o desejo de criar um projeto que pudesse gerar transformação social por meio da música. Em 1996, comovido com a notícia de um incêndio que desabrigou centenas de pessoas em Heliópolis – comunidade próxima ao bairro onde vivia e trabalhava, Sílvio começou a dar aulas de música voluntariamente para 36 crianças de uma escola pública da região. Alguns meses depois, estava formada a pequena orquestra de cordas que deu origem ao Instituto Baccarelli. 

MAESTRO SILVIO BACCARELLI

bottom of page