IMG_4021.JPG

ORQUESTRA 
SINFÔNICA 

HELIÓPOLIS

Uma orquestra na comunidade

A Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH), formação de nível avançado do Instituto Baccarelli, conta com a direção artística e regência de um dos maiores maestros da atualidade, Isaac Karabtchevsky.


O grupo foi a primeira orquestra no mundo que surgiu em uma favela. Nasceu como uma orquestra de cordas a partir da iniciativa solidária do maestro Silvio Baccarelli e, hoje, é um dos principais grupos sinfônicos jovens do país.

É reconhecida internacionalmente por sua qualidade artística, sendo a única orquestra da América do Sul que teve a oportunidade e a honra de ser regida pelo Maestro Zubin Mehta, patrono do Instituto Baccarelli desde 2005.

IMG_4051.JPG

A OSH tem realizado ao longo dos anos temporadas anuais nos palcos mais prestigiados de São Paulo, como: Sala São Paulo, Theatro Municipal de São Paulo e MASP Auditório (Museu de Artes de São Paulo) - neste último realizou uma temporada de concertos especiais durante a pandemia de Covid-19, com transmissões ao vivo que atingiram milhares de pessoas em todo o Brasil e no mundo.

O maestro adjunto da OSH é Edilson Ventureli, responsável por preparar o grupo e também por conduzir a orquestra em diferentes concertos, especialmente na temporada de concertos populares. Edilson também é o Diretor Executivo do Instituto Baccarelli desde 1998.

No currículo da OSH estão outros importantes palcos do Brasil e até do mundo, como: Sala São Paulo; Theatro Municipal de São Paulo; Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Gasteig (Munique – Alemanha); Muziekgebouw (Amsterdã – Holanda), participações em eventos como: Festival Beethoven (Bonn – Alemanha) e Rock’n Rio (Brasil), e inúmeros concertos ao ar livre, em espaços como Parque do Ibirapuera (SP) e Praia de Copacabana (RJ).

Além do maestro Zubin Mehta, a orquestra já se apresentou sob a regência de maestros como Peter Gülke, Yutaka Sado e Marin Alsop. E com solistas clássicos como Schlomo Mintz, Julian Rachlin, Erik Schumann, Antonio Meneses, André Mehmari e Leonard Elschenbroich. Também reúne uma longa lista de concertos com artistas populares consagrados, como Milton Nascimento, João Bosco, Luiz Melodia, Samuel Rosa e Mike Patton.

Para a OSH, qualidade e diversidade estão dentro do mesmo compasso.  E, com orgulho, a orquestra se conecta com a comunidade de Heliópolis muito além do nome e da localização geográfica de sua sede, mas também na missão educadora que o bairro abraça.

PRESTIGIE A OSH:

Veja mais em nosso canal no YouTube - inscreva-se!

dlf.pt-youtube-live-png-4708191.png

ENDEREÇO/ ADDRESS
 

Estrada das Lágrimas, 2317

Heliópolis  - CEP: 04232-000

São Paulo - SP - Brasil
Telefone: +55 (11) 3506-4646  

www.institutobaccarelli.org.br

 

FOR SUPPORT IN ENGLISH:

HORAS  -  HOURS

Segunda a Sexta/ Weekdays:

7:30h to 20:30h

Sábado/ Saturday:

8h to 12h

Domingo/ Sunday: 
Fechado/ Closed

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn - Black Circle

© 2020 por Instituto Baccarelli  |  Comunicação e Imagem