top of page
Cópia de OSH e Isaac (2).jpg

ORQUESTRA SINFÔNICA HELIÓPOLIS

Excelência e versatilidade

A Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH), formação de nível avançado do Instituto Baccarelli, é o principal grupo artístico da instituição, e conta com a direção artística e regência de um dos maiores maestros da atualidade, Isaac Karabtchevsky.

 
O grupo foi a primeira orquestra no mundo que surgiu em uma favela. Nasceu como uma orquestra de cordas a partir da iniciativa solidária do maestro Silvio Baccarelli e, hoje, é um dos principais grupos sinfônicos jovens do país.

É reconhecida internacionalmente por sua qualidade artística, sendo a única orquestra da América do Sul que teve a oportunidade e a honra de ser regida pelo Maestro Zubin Mehta, patrono do Instituto Baccarelli desde 2005.

IMG_8851.jpg
IMG_8457 (1).JPG

A Orquestra Sinfônica Heliópolis tem realizado temporadas anuais em alguns dos  mais prestigiados palcos da cidade de São Paulo, como Teatro B32, Teatro Cultura Artística, e o Clube Hebraica - além de se apresentar em concertos ao ar livre em CEUs e também em outros palcos relevantes do país, como a Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte.

IMG_1576.JPG

O maestro adjunto da OSH é Edilson Ventureli, responsável por preparar o grupo e também por conduzir a orquestra em diferentes concertos, especialmente na temporada de concertos populares, com curadoria de Wilson Simoninha. Edilson também é o diretor executivo do Instituto Baccarelli desde 1998. 

Maestro Zubin Mehta e Orquestra Sinfônica Heliópolis

No currículo da OSH estão outros importantes palcos do Brasil e do mundo, como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Gasteig (Munique – Alemanha) e Muziekgebouw (Amsterdã – Holanda); participações em eventos como Festival Beethoven (Bonn – Alemanha) e Rock in Rio (Brasil); e inúmeros concertos ao ar livre, em espaços como Parque do Ibirapuera (SP) e Praia de Copacabana (RJ).

 

Além do maestro Zubin Mehta, a orquestra já se apresentou sob a regência de maestros como Peter Gülke, Yutaka Sado e Marin Alsop, e com solistas clássicos como Schlomo Mintz, Julian Rachlin, Erik Schumann, Antonio Meneses, André Mehmari e Leonard Elschenbroich. Também reúne uma longa lista de concertos com artistas populares consagrados, como Milton Nascimento, João Bosco, Luiz Melodia, Samuel Rosa e Mike Patton.

Para a OSH, qualidade e diversidade estão dentro do mesmo compasso.  E, com orgulho, a orquestra se conecta com a comunidade de Heliópolis muito além do nome e da localização geográfica de sua sede, mas também na missão educadora que o bairro abraça.

PRESTIGIE A OSH:

Veja mais em nosso canal no YouTube - inscreva-se!

dlf.pt-youtube-live-png-4708191.png
bottom of page