top of page
RST_110.jpg

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

Programas de Ensino Musical

O Instituto Baccarelli conta com um time de mais de 70 profissionais de música altamente qualificados, com direção artística do maestro Isaac Karabtchevsky. 

Todos os alunos participam de aulas semanais de musicalização, canto e/ou instrumentos e ainda têm a oportunidade de realizar masterclasses com músicos renomados de todo o mundo. 

Além disso apresentam nas principais salas de concerto da cidade, bem como em diferentes espaços culturais e grandes eventos. Os concertos, além da relevância artística, têm também um importantes lado pedagógico, pelo fato de possibilitar a prática musical junto ao público e avaliar o desempenho de cada aluno. Sem contar que colaboram para a democratização da cultura, oferecendo boas opções de programação musical. 

Musicalização Infantil

A musicalização infantil é a porta de entrada para as crianças que chegam ao Instituto Baccarelli interessadas em aprender música. O programa criado em 2011, destina-se a crianças de 4 e 6 anos, que integram a rede pública de ensino da comunidade de Heliópolis. A proposta é construir o conhecimento por meio da vivência e exploração prática, antes da introdução teórica dos conceitos musicais. Os professores preparam atividades lúdicas utilizando instrumentos pedagógicos, fantoches, tecidos, brinquedos pedagógicos, músicas, e apresentam à criançada um mundo mágico, musical, inédito – repleto de possibilidades.

RST_069.jpg
RST_085.jpg

18 turmas atendidas por ano

Crianças de 4 a 6 anos de idade 

Com o objetivo de desenvolver a musicalidade, sensibilidade, percepção auditiva, psicomotricidade, senso rítmico, percepção espacial, temporal e sociabilidade, além de estimular a criatividade e o raciocínio infantil, o curso utiliza também a técnica rítmica Dalcroze – método que associa melodia musical à expressão corporal.

Canto Coral

RST_142.jpg

Programa indispensável da grade curricular dos alunos do Instituto Baccarelli, as aulas de canto coral oferecem aulas de técnica vocal, postura, respiração, expressão cênica, percepção e teoria musical – imprescindíveis para a formação musical. Divididos entre pré- coral, coral infantil, coral jovem, coral intermediário e coral avançado, os grupos praticam atividades que têm como objetivo a formação centrada no desenvolvimento de valores para a vida em sociedade através do aprendizado de forma prazerosa.

16 turmas atendidas por ano

Crianças e jovens de 7 a 25 anos de idade 

Com um repertório diversificado, os corais já realizaram apresentações em importantes espaços culturais de São Paulo como Sala São Paulo, Teatro Alfa, Theatro Municipal de São Paulo, Estádio do Morumbi, Mosteiro de São Bento, Páteo do Colégio e Catedral da Sé, entre outros. Fora isso, há uma turma de especial para bolsistas de técnica vocal, para os alunos mais avançados e que pretendem seguir carreira. 

RST_150.jpg

Ensino de Instrumentos

O Instituto Baccarelli proporciona que crianças e jovens de Heliópolis estudem o instrumento clássico de sua preferência. Em paralelo às aulas de canto coral, os alunos têm aulas coletivas de instrumentos e, posteriormente, aulas individuais de aperfeiçoamento. Em paralelo e de acordo com seu desenvolvimento pedagógico, os alunos passam a integrar uma das quatro orquestras da instituição.

RST_377.jpg
RST_135.jpg

44 classes coletivas de instrumentos
 

+ 200 alunos em aulas individuais de instrumentos 

Crianças e jovens de 7 a 25 anos de idade 

Os professores de instrumentos do instituto estão entre os melhores profissionais do país e também do mundo, integrantes de importantes orquestras e professores em renomadas escolas e universidades.

Orquestras de Heliópolis

WhatsApp Image 2022-12-19 at 14.34.09 (3).jpeg

As Orquestras Heliópolis compõem o programa de prática orquestral e o conhecimento de repertório sinfônico do Instituto Baccarelli.

 

Fazem parte delas as Orquestras Infantil, Preparatória e Juvenil Heliópolis, além do grupo principal, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, regida pelo grande maestro Isaac Karabtchevsky, que é também o diretor artístico de todas elas.

 

4 grupos orquestrais 

Crianças e jovens de 7 a 25 anos de idade 

Os grupos estão comprometidos em promover a democratização do acesso à música de concerto. Com jovialidade e energia, as orquestras transitam com versatilidade pelos universos da música de concerto e da música popular, mantendo um alto padrão de excelência. Para saber mais sobre o nosso principal grupo, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, clique abaixo.

Cópia de OJH.jpg
bottom of page