

QUEM SOMOS
Heliópolis, suas orquestras e corais
e o Instituto Baccarelli
Das cinzas de um incêndio, em 1996, nasceu a primeira orquestra em uma favela do mundo, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que hoje conta com a direção artística e regência de um dos maiores maestros da atualidade, Isaac Karabtchevsky. A partir de uma iniciativa solidária do Maestro Silvio Baccarelli, há mais de 25 anos surgiu uma das principais organizações sem fins lucrativos e não governamentais do Brasil dedicada à área cultural, social e educacional e que atualmente se tornou uma organização social de cultura.
Agente de transformação social por meio da arte, o Instituto Baccarelli utiliza o ensino musical gratuito e de excelência como ferramenta para promover a inserção de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade em uma realidade mais otimista. Por meio do poder educador da arte, contribui com desenvolvimento social e oferece aos alunos a oportunidade de profissionalização musical.
A iniciativa que começou há 25 anos, com aulas de instrumentos de cordas para apenas 36 crianças em um espaço no próprio auditório do fundador, passou por uma instalação em uma antiga fábrica de sucos até conquistar a sua sede própria na Comunidade de Heliópolis. Em uma área de 5 mil m², atende anualmente mais de 1.200 crianças e adolescentes a partir dos 4 anos de idade, e conta com 18 turmas de musicalização infantil, 16 corais, 44 turmas de coletivos de instrumentos, 78 profissionais da música atuantes, mais de 200 alunos em aulas individuais de instrumentos e 4 orquestras.
Despontando como grupos principais estão a Orquestra Sinfônica Heliópolis e o Coral Heliópolis, que são resultados diretos do trabalho de base do Instituto Baccarelli e figuram entre os principais grupos jovens do país. O reconhecimento no cenário musical é comprovado pela relação constante com grandes solistas e maestros do Brasil e do mundo, tanto em masterclasses que acontecem na sede, como em concertos, atuando lado a lado. Coroando esse mérito, o maestro indiano Zubin Mehta, um dos maiores maestros do mundo, aceitou ser patrono da instituição em 2005.


Cada resultado alcançado pelos milhares de alunos e ex-alunos mundo afora, vivendo os seus sonhos nos âmbitos profissional e pessoal, é celebrado com a certeza de que com acesso a educação e a cultura se pode ir muito mais longe, reafirmando a crença no poder transformador da música e da arte.

conquistas, frutos de um amplo e reconhecido trabalho educacional. Esta atuação transcende a profissionalização musical através de valores como autodisciplina, criatividade, respeito, convivência e senso colaborativo em grupo – essenciais tanto para as relações inter-subjetivas quanto para a consolidação da noção de cidadania.
O Instituto Baccarelli
constrói
diariamente histórias de