top of page
RST_079.jpg

QUEM SOMOS

Instituto Baccarelli:
de Heliópolis para o mundo

Uma das mais importantes organizações sociais sem fins lucrativos e não governamentais do Brasil, o Instituto Baccarelli foi fundado em 1996 pelo maestro Silvio Baccarelli (1931-2019), promove, desde então, um trabalho social com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade em Heliópolis. Além dos 1.400 alunos atendidos anualmente de forma gratuita, a instituição criou a Orquestra Sinfônica Heliópolis, a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, que conta com a direção artística de Isaac Karabtchevsky, decano da regência no país.

Ao utilizar a educação musical de excelência como ferramenta de transformação social, o Instituto Baccarelli promove o desenvolvimento pessoal formando seres humanos mais conscientes e responsáveis, além de oferecer uma profissionalização musical.

Em uma área de 5 mil m², a instituição atende alunos a partir dos 2 anos de idade por meio de turmas de musicalização infantil, corais, turmas coletivas e individuais de instrumentos, e aulas de dança.

 

Entre os grupos principais, destacam-se a Orquestra Sinfônica Heliópolis e o Coral Jovem Heliópolis, resultados diretos do trabalho de base do Instituto, e que figuram entre os mais importantes grupos artísticos jovens do país.

O reconhecimento da Orquestra Sinfônica Heliópolis no cenário musical é comprovado pela relação constante com importantes solistas e maestros do Brasil e do mundo. Coroando esse mérito, o maestro indiano Zubin Mehta, um dos maiores da história, assina como patrono da instituição desde 2005.

Cada resultado alcançado pelos milhares de alunos ex-alunos mundo afora, vivendo os seus sonhos nos âmbitos profissional e pessoal, é celebrado com a certeza de que o acesso à educação e à cultura garante oportunidades, reafirmando o poder transformador da educação.

Cópia de OSH e Isaac.jpg
MicrosoftTeams-image (1067).png

Em 2022, o Instituto Baccarelli assumiu a gestão de 12 unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) por meio de um contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação (SME). Deste modo, o Instituto ampliou seu campo de atuação, levando a consistente trajetória de transformação social em Heliópolis para outras regiões da cidade, em conformidade com os objetivos, planos e políticas estabelecidos pela SME para as áreas de educação, cultura, esporte, lazer, recreação e tecnologia da cidade de São Paulo.

Desde 2023, a instituição mantém ainda o Restaurante Baccarelli, no Núcleo Heliópolis, que serve 3 refeições diárias aos alunos e alunas da instituição, somando mais de 10 mil refeições por mês. Além disso, o Restaurante Baccarelli é responsável pela produção diária de marmitas que são entregues às famílias atendidas pela instituição.

IMG_7693.jpg
Plateia e Orquestra Teatro Baccarelli.jpg

Em 2024, o Instituto iniciou a construção do Teatro Baccarelli, o primeiro teatro de Heliópolis. Voltado tanto para receber os grupos artísticos da instituição quanto programações tradicionais da cidade e manifestações artísticas da comunidade, o Teatro Baccarelli será uma sala de concerto completa, com capacidade total para mais de 550 espectadores, e totalmente equipado para receber diversos tipos de espetáculos.

Background slides_3_edited.jpg

conquistas, frutos de um amplo e reconhecido trabalho educacional. Esta atuação transcende a profissionalização musical através de valores como autodisciplina, criatividade, respeito, convivência e senso colaborativo em grupo  – essenciais tanto para as relações inter-subjetivas quanto para a consolidação da noção de cidadania.

O Instituto Baccarelli
constrói

diariamente histórias de

bottom of page