top of page
header_news.png
Baccanews
logo icon.png
Junho - Julho  2021
orange_L_T.png
Foto violista Nicoli Martins
orange_L_b.png
Fala, Heliópolis!

Mais uma estudante do Instituto Baccarelli que passa a integrar uma orquestra profissional em uma capital brasileira: Nicoli Martins nasceu em Heliópolis e iniciou seus estudos no instituto aos 10 anos de idade. Começou nas aulas de canto-coral e percorreu todo o caminho de formação musical até se tornar membro da Orquestra Sinfônica Heliópolis na viola e professora dos alunos iniciantes.

Em junho ela foi aprovada na Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, em Belém.

Então, Falaaa, Nicoli:

balao limpo.png
aspa_R.png
aspa_L.png

O Instituto é a minha segunda casa, considero como meu lar mesmo. O Bacca teve um papel muito importante na minha vida, pois se hoje sou uma musicista devo isso ao Maestro Silvio Baccarelli, que teve a iniciativa de começar um projeto tão lindo e maravilho. Foi lá que eu fui apresentada à música e a minha paixão que é a viola. Com isso eu decidi que queria realmente ser uma violista! Eu estudei muito, me formei. Sou bacharel em viola pela Unesp e hoje faço parte da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz.

 

Pra entrar aqui eu tive que fazer uma prova, me esforçar bastante, fiz algumas aulas, estudei muito. Deu certo agora porque foram anos de extremo estudo e esforço, algo que eu devo muito ao Bacca, pois foram anos vivenciando essa disciplina, esse esforço e uma hora a gente colhe os resultados. Minha experiência na Orquestra tem sido muito boa, me sinto muito preparada, pois acredito ter tido uma boa base na OSH. Daqui pra frente é continuar estudando, que é uma coisa que eu gosto muito, quem sabe fazer um mestrado ou algo do tipo, voltar a dar aula, que eu amo demais. Dando meu melhor sempre, em tudo que eu faço, está funcionando, dando resultados e eu estou muito feliz com isso.

blue_background.png
DESTAQUES
Temporada de Concertos 2021 -   Auditório Ibirapuera

Na Temporada de Concertos 2021 preparamos uma programação especial que contempla a música erudita e a popular, alternando repertórios instrumentais – nos segundos domingos de cada mês – e os concertos populares – nos quartos domingos do mês.

Concerto OSH e Samuel Rosa Roberta Campos Simoninha.jpg
Foto Roberta Campos - Cauê Diniz.png
Samuel Rosa, Toni Garrido, Lucy Alves e Roberta Campos na Temporada 2021 do Instituto Baccarelli

Em junho e julho, tivemos o prazer de receber no palco do Auditório Ibirapuera grandes nomes da música, do rock à MPB, do reggae ao forró, com parada especial pela bossa nova. Um deleite para os amantes da versatilidade da música brasileira.

Simoninha, músico, intérprete, compositor, produtor e diretor musical, sempre teve uma vida voltada à música e, aqui, é nosso curador artístico, convidando mensalmente grandes artistas para apresentar releituras de suas obras com acompanhamento orquestral da OSH.

E as últimas apresentações foram de arrepiar!

Samuel Rosa, cantor e guitarrista à frente do Skank, banda de rock que desde os anos 90 vem embalando hits de norte a sul do país, esteve ao lado de Roberta Campos, voz que é destaque da nova geração da MPB. Toni Garrido também brilhou no palco, resgatando os sucessos do Cidade Negra e encantando o público com a suavidade de sua voz ao lado da força da mulher paraibana Lucy Alves, que colocou todo mundo para dançar ao som de seu acordeom alinhado à Orquestra Sinfônica Heliópolis.

Concerto OSH e Toni Garrido, Luci Alves Simon _cauediniz-3281.jpg
Para os amantes da música clássica

Para os concertos instrumentais, nos últimos meses recebemos grandes convidados, com apresentações belíssimas, sempre com a regência do Maestro Edilson Ventureli, e a presença do jornalista e crítico Irineu Franco Perpétuo, trazendo informações sobre as obras e artistas ao longo do concerto.  

 

Tivemos o prazer de receber nosso professor de violoncelo, Rafael Cesário, para tocar conosco no palco, além da violoncelista Mariana Amaral ao lado de Taís Gomes, contrabaixista e também professora do Instituto Baccarelli, para celebrar as obras Bach, Tchaikovsky e Bottesini.

rafael.png
NOTICIAS_5.png
IMG_1262.JPG
maestro.png

Se você perdeu ou quer rever esses grandes momentos, é só acessar aqui e se inscrever em nosso canal no YouTube para acompanhar todos os concertos da temporada.

NOTICIAS.png
AGENDA DE CONCERTOS
AZUL BASE_DIR.png
blue_L_T.png
CONCERTOS.png

Clique aqui para acessar a agenda completa.

blue_background.png
Série aulas abertas:

Temos um orgulho imenso do time de professores aqui do Instituto Baccarelli. São músicos com anos de estudo e especialização nas mais conceituadas escolas de música do Brasil e do mundo, além de prolifica produção musical, com participação nas principais Orquestras Sinfônicas do país.

Com um time como o nosso, estamos sempre pensando em como levar a educação musical adiante e expandir as fronteiras de Heliópolis.

 

E assim surgiu o Aulas Abertas: uma programação especial de masterclasses online, que acontece aos sábados, e permite que músicos e estudantes de música de qualquer lugar do mundo possam participar gratuitamente de aulas sobre os diferentes instrumentos que compõem uma orquestra com o time do Instituto Baccarelli.

aluna_violin.png
alexandre.png
Dividindo nossos talentos com
o mundo

Nos últimos meses nossa programação já contou com aulas de violino, flauta, clarinete, oboé, viola, violoncelo, trompete e percussão e seguimos pensando em como levar cada vez mais conhecimento Brasil a fora.

Fique sempre ligado na agenda e nas inscrições clicando aqui. 

blue_background.png
GALERIA DE VÍDEOS DAS MASTERCLASSES
24/07 às 10h - Masterclass Flauta c/ Rogério Wolf
24/07 às 15h - Masterclass Viola c/ Gabriel Marin
17/07 às 15h - Masterclass Clarinete c/ Edmilson Nery
recital background.png
Recitais: a celebração de um semestre de muito estudo

A cada final de semestre nossos professores se preparam para os recitais, oportunidade para que cada aluno apresente para familiares e amigos todo o trabalho realizado, com muito afinco e dedicação. 

Esse momento não poderia ser de maior celebração: os alunos participam ativamente do planejamento das apresentações, usando de muita criatividade para captar o espírito das aulas e do aprendizado que está sendo construído e aperfeiçoado diariamente.
 

Por conta da pandemia, as apresentações que aconteciam presencialmente no Instituto ganharam uma versão online, mas com o ânimo de sempre, afinal, como disse o professor José Márcio Galvão, um dos coordenadores dos recitais: “É um dia de festa! E aqui a gente celebra com música.”

recitais_mockup.png
orange_L_T.png
Assista a algumas dessas apresentações abaixo:
laranja_direita_base.png
Recital 1° Semestre Turmas de Ensino Coletivo de Cordas - Professor Marcos Mota
Recital 1° Semestre Turmas de Ensino Coletivo de Cordas - Professor Antonio de Araujo
Recital 1° Semestre Turmas de Ensino Coletivo de Cordas - Professor José Márcio
Classical:NEXT - Indicação a um importante prêmio internacional

A Classical:NEXT, reconhecida rede internacional de música clássica, promove o Innovation Award, prêmio que busca divulgar e conscientizar músicos de todo o mundo sobre projetos com visão de futuro que estão ocorrendo ao redor do globo.

 

E, com muito orgulho, o Instituto Baccarelli, representando o Brasil, está entre os finalistas da premiação com nossas ações #ConexãoHeliópolis, que tem o intuito de arrecadar e distribuir cestas básicas para a população de Heliópolis. 

 

Fomos indicados pela tomada de ação diante da pandemia, que tem ajudado a comunidade com doações por meio da frente "Tocando Juntos por Heliópolis" e por todas as atividades e conteúdos digitais oferecidos por meio da "Conexão Heliópolis" - que foi capaz de envolver centenas de músicos no país e no mundo.

 

Para a edição do Innovation Award 2021, 18 especialistas e jornalistas musicais de 16 países, representando todos os continentes, formaram o comitê que selecionou, inicialmente, 24 projetos dentre os tantos trabalhados realizados por candidatos em seus respectivos países de origem.

 

A partir dessa lista inicial, o próprio comitê fez uma votação para selecionar os 10 projetos que iriam concorrer para, então, toda a comunidade Classical:NEXT, que reúne mais de 5 mil pessoas desde 2012, realizarem a votação online no projeto que acreditam ser o mais inovador e que aponta para o futuro na construção e fortalecimento da música ao redor do mundo.

 

O Instituto Baccarelli, com as ações #ConexãoHeliópolis, está nessa corrida, contando com o voto de toda a comunidade musical!

 

O vencedor será divulgado em maio de 2022 na Holanda e você pode acompanhar as novidades da premiação aqui.  

 

Voa, Heliópolis!

TOCANDO JUNTOS BACKGROUND.png
Um violino viajando o mundo para arrecadar fundos para o Instituto Baccarelli

E as parcerias do Instituto Baccarelli seguem sem fronteiras e com muita inovação!

A Amorim Fine Violins Cremona, localizada em Cremona, na Itália, está ajudando a trazer consciência para a causa sócio-cultural do Instituto Baccarelli, que precisa de apoio para continuar transformando a vida de muitas crianças e adolescentes em Heliópolis.

 

Uma réplica do famoso violino Il Cannonne foi produzida no atelier da Amorim Fine Violins e, agora, irá viajar o mundo coletando assinaturas dos mais renomados violinistas.

 

O intuito da ação é, ao final desse giro, realizar um leilão do instrumento e ter toda a renda arrecadada destinada ao Instituto Baccarelli. Além de divulgar globalmente a ação sócio-cultural realizada na favela de Heliópolis, em São Paulo.  

logo giramondo fundo cinza.png

Nas últimas semanas o Cannonne passou pelas mãos de 4 grandes nomes do violino após ser assinado pela embaixadora do projeto, a violinista e compositora italiana Francesca Dego:

Joshua Bell: ganhador do Grammy Award como violinista e diretor musical da Academy of Santin Martin in Fields;

Daniel Hope: diretor musical da Zürcher Kammeronchester e New Century Chamber Orchestra, diretor artístico na Frauenkirche Dresden e presidente da Beethoven-Haus Bonn;

Augustin Hadelich: considerado o “Instrumentalista do ano” em 2018 pela Musical America .

Phillipe Quint: solista das maiores orquestras do mundo e indicado a múltiplos Grammy Awards.

 

A ação deve seguir coletando mais assinaturas até março de 2022, quando o leilão deve acontecer.

 

Seguimos, alinhando parceiros, nacional e internacionalmente, que reconhecem a importância de construir coletivamente um projeto transformador através da educação musical.

Francesca.png
Joshua.png
Daniel Hope.png
Augustin.png
Phillipe.png
TOCANDO JUNTOS BACKGROUND.png
NOVA LOGO TOCANDO JUNTOS - PRETA.png
NOTICIAS.png
DOAÇÕES EM JUNHO E JULHO
classical next.png
DOACOES_1.png

Com a parceria das empresas e instituições CUFA, Horas da Vida, Instituto e Banco Votorantim, Itaú Social, Mazars do Brasil, SESC/Mesa Brasil e Unilever, e também todas as doações de pessoas físicas que apoiam nossos projetos, pudemos arrecadar e distribuir nos meses de junho e julho:

- cestas básicas

- bandejas de ovos

- frutas e legumes

- itens de higiene
- cartões-alimentação mensais
- vacinas contra gripe

Entre junho e julho, inúmeros itens de necessidade básica foram entregues às famílias dos nossos alunos em Heliópolis. Além das cestas básicas, itens como ovos e papel higiênico chegaram até as pessoas que mais têm sofrido o impacto da crise econômica causada pela pandemia.

Veja o que conseguimos fazer pela população da região nesse período. 

DOACOES_2.png

Por aqui, seguimos #TocandoJuntosPorHeliópolis!

No total, foram doadas 742 toneladas de alimentos,

atendendo a mais de 3.243 pessoas por entrega desde 2020.  

Mas ainda há muitas pessoas necessitando de ajuda,

até mesmo para se alimentarem.

Se você pode contribuir, clique ao lado e escolha uma forma de doação.

blue_background.png
EU TOCO JUNTO

Muitas pessoas e empresas já decidiram apoiar regularmente as ações sociais, educacionais e culturais promovidas pelo Instituto Baccarelli.

 

E você também pode integrar esse grupo e passar a dizer Eu Toco Junto!  se unindo a centenas de pessoas que escolheram a nossa organização para apoiar e para gerar transformação.

Toda doação é muito importante para nós e faz diferença na vida de muitas famílias. O Brasil ainda vive um momento crítico da pandemia de Covid-19 e a favela de Heliópolis é um dos locais em São Paulo que tem enfrentado maior risco.

 

Seja um doador mensal e ajude a gerar mais oportunidades para o futuro de milhares de crianças e jovens.

FALA MAESTRO.png

Estamos muito felizes por chegar até vocês por meio de mais esse canal. O Baccanews já existia no passado em forma de um jornalzinho impresso distribuído a alunos, professores, famílias e comunidade. Hoje ele se converte em um boletim de notícias digital, mais alinhado aos novos tempos e chegando a um número muito maior de pessoas no Brasil e até pelo mundo. A nossa expectativa é mostrar os resultados alcançados pelo Instituto Baccarelli a milhares de pessoas. Não só noticiando nossas conquistas, mas também compartilhando conteúdos artísticos de qualidade.


Queremos falar sobre a importância da educação, da oferta de oportunidades para gerar mais igualdade e um futuro mais justo. Espalhar uma mensagem que desperte consciência e leve esperança. Seguimos conectados!

FALA, MAESTRO!

Edilson Ventureli
Maestro e Diretor Executivo
Instituto Baccarelli

NOSSOS PARCEIROS:

RÉGUA DE PATROCINIO 2021 - VERSÃO HORIZONTAL 1 PNG _TEMPORARIA.png
bottom of page