header_news.png
Baccanews
logo icon.png
Junho - Julho  2021
orange_L_T.png
Foto violista Nicoli Martins
orange_L_b.png
Fala, Heliópolis!

Mais uma estudante do Instituto Baccarelli que passa a integrar uma orquestra profissional em uma capital brasileira: Nicoli Martins nasceu em Heliópolis e iniciou seus estudos no instituto aos 10 anos de idade. Começou nas aulas de canto-coral e percorreu todo o caminho de formação musical até se tornar membro da Orquestra Sinfônica Heliópolis na viola e professora dos alunos iniciantes.

Em junho ela foi aprovada na Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, em Belém.

Então, Falaaa, Nicoli:

balao limpo.png
aspa_R.png
aspa_L.png

O Instituto é a minha segunda casa, considero como meu lar mesmo. O Bacca teve um papel muito importante na minha vida, pois se hoje sou uma musicista devo isso ao Maestro Silvio Baccarelli, que teve a iniciativa de começar um projeto tão lindo e maravilho. Foi lá que eu fui apresentada à música e a minha paixão que é a viola. Com isso eu decidi que queria realmente ser uma violista! Eu estudei muito, me formei. Sou bacharel em viola pela Unesp e hoje faço parte da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz.

 

Pra entrar aqui eu tive que fazer uma prova, me esforçar bastante, fiz algumas aulas, estudei muito. Deu certo agora porque foram anos de extremo estudo e esforço, algo que eu devo muito ao Bacca, pois foram anos vivenciando essa disciplina, esse esforço e uma hora a gente colhe os resultados. Minha experiência na Orquestra tem sido muito boa, me sinto muito preparada, pois acredito ter tido uma boa base na OSH. Daqui pra frente é continuar estudando, que é uma coisa que eu gosto muito, quem sabe fazer um mestrado ou algo do tipo, voltar a dar aula, que eu amo demais. Dando meu melhor sempre, em tudo que eu faço, está funcionando, dando resultados e eu estou muito feliz com isso.

blue_background.png
DESTAQUES
Temporada de Concertos 2021 -   Auditório Ibirapuera

Na Temporada de Concertos 2021 preparamos uma programação especial que contempla a música erudita e a popular, alternando repertórios instrumentais – nos segundos domingos de cada mês – e os concertos populares – nos quartos domingos do mês.

Concerto OSH e Samuel Rosa Roberta Campos Simoninha.jpg
Foto Roberta Campos - Cauê Diniz.png
Samuel Rosa, Toni Garrido, Lucy Alves e Roberta Campos na Temporada 2021 do Instituto Baccarelli

Em junho e julho, tivemos o prazer de receber no palco do Auditório Ibirapuera grandes nomes da música, do rock à MPB, do reggae ao forró, com parada especial pela bossa nova. Um deleite para os amantes da versatilidade da música brasileira.

Simoninha, músico, intérprete, compositor, produtor e diretor musical, sempre teve uma vida voltada à música e, aqui, é nosso curador artístico, convidando mensalmente grandes artistas para apresentar releituras de suas obras com acompanhamento orquestral da OSH.

E as últimas apresentações foram de arrepiar!

Samuel Rosa, cantor e guitarrista à frente do Skank, banda de rock que desde os anos 90 vem embalando hits de norte a sul do país, esteve ao lado de Roberta Campos, voz que é destaque da nova geração da MPB. Toni Garrido também brilhou no palco, resgatando os sucessos do Cidade Negra e encantando o público com a suavidade de sua voz ao lado da força da mulher paraibana Lucy Alves, que colocou todo mundo para dançar ao som de seu acordeom alinhado à Orquestra Sinfônica Heliópolis.

Concerto OSH e Toni Garrido, Luci Alves Simon _cauediniz-3281.jpg
Para os amantes da música clássica

Para os concertos instrumentais, nos últimos meses recebemos grandes convidados, com apresentações belíssimas, sempre com a regência do Maestro Edilson Ventureli, e a presença do jornalista e crítico Irineu Franco Perpétuo, trazendo informações sobre as obras e artistas ao longo do concerto.  

 

Tivemos o prazer de receber nosso professor de violoncelo, Rafael Cesário, para tocar conosco no palco, além da violoncelista Mariana Amaral ao lado de Taís Gomes, contrabaixista e também professora do Instituto Baccarelli, para celebrar as obras Bach, Tchaikovsky e Bottesini.

rafael.png
NOTICIAS_5.png
IMG_1262.JPG
maestro.png

Se você perdeu ou quer rever esses grandes momentos, é só acessar aqui e se inscrever em nosso canal no YouTube para acompanhar todos os concertos da temporada.

NOTICIAS.png
AGENDA DE CONCERTOS
AZUL BASE_DIR.png
blue_L_T.png
CONCERTOS.png

Clique aqui para acessar a agenda completa.

blue_background.png
Série aulas abertas:

Temos um orgulho imenso do time de professores aqui do Instituto Baccarelli. São músicos com anos de estudo e especialização nas mais conceituadas escolas de música do Brasil e do mundo, além de prolifica produção musical, com participação nas principais Orquestras Sinfônicas do país.

Com um time como o nosso, estamos sempre pensando em como levar a educação musical adiante e expandir as fronteiras de Heliópolis.

 

E assim surgiu o Aulas Abertas: uma programação especial de masterclasses online, que acontece aos sábados, e permite que músicos e estudantes de música de qualquer lugar do mundo possam participar gratuitamente de aulas sobre os diferentes instrumentos que compõem uma orquestra com o time do Instituto Baccarelli.

aluna_violin.png
alexandre.png
Dividindo nossos talentos com
o mundo

Nos últimos meses nossa programação já contou com aulas de violino, flauta, clarinete, oboé, viola, violoncelo, trompete e percussão e seguimos pensando em como levar cada vez mais conhecimento Brasil a fora.

Fique sempre ligado na agenda e nas inscrições clicando aqui. 

blue_background.png
GALERIA DE VÍDEOS DAS MASTERCLASSES