top of page
header_nov2.png
Baccanews
LOGO COLORIDA_FUNDO ESCURO.png
Janeiro
2022
dani3.png
Fala, Heliópolis!

Daniela Correia, hoje nossa coordenadora de acervo musical, foi uma das 36 crianças que formaram a primeira turma do Instituto Baccarelli, quando o Maestro Silvio Baccarelli teve a iniciativa de atuar através da educação musical com os jovens de Heliópolis. 


De lá pra cá, Dani tem acompanhado toda evolução e crescimento do Instituto ao longo desses 25 anos e tem muita história pra contar.

 

Fala, Dani!

balao limpo.png
balao limpo.png
aspa_R.png
aspa_L.png

Não é exagero dizer que o Instituto Baccarelli mudou a minha vida! Aos 12 anos, quando estava na 6º série, tive a oportunidade de estar entre as 36 crianças que iniciaram seus estudos musicais com o maestro Silvio Baccarelli e, lá de 96 até hoje, venho acompanhando as transformações e crescimento desse projeto tão importante para nossa comunidade. 


No início o ensino era apenas de cordas e os instrumentos divididos de acordo com a altura e tamanho das mãos das crianças. E foi assim que comecei no violino e compus a primeira formação orquestral do Instituto, a Orquestra Jovem Baccarelli. 


Com o tempo, o Instituto foi se transformando: novos apoiadores e patrocinadores  se uniram à nossa causa, permitindo a expansão do Instituto: mais vagas foram sendo criadas, mais professores, ensino de novos instrumentos e, no final, a formação de uma orquestra completa, que segue cada vez mais forte, a nossa Orquestra Sinfônica Heliópolis. 


Fui violinista na Orquestra por 15 anos e viver grandes experiencias: me apresentei ao lado de grandes artistas, viajei para muitas cidades do Brasil, participei de festivais de música no Paraguai e Argentina e ainda tive a honra de participar da turnê europeia, que realizamos em 2010. 


E a partir de 2011 um novo ciclo se iniciou em minha vida: fui convidada a ser uma colaboradora no Instituto. Comecei atuando na secretaria e, pouco tempo depois, por todo conhecimento musical, passei a integrar o time de acervo musical. 


Isso abriu meus horizontes de como a música poderia fazer parte da minha vida: em 2015, entrei em uma das maiores faculdades de Biblioteconomia do país, segui os estudos com um mestrado na área de Ciências da Informação na USP, e hoje estou finalizando minha dissertação, sempre voltada para a área de catalogação de partituras. 


O Instituto Baccarelli não trouxe só a música pra mim, mas me presenteou com uma nova perspectiva de vida. Toda minha vivência, tudo que venho trabalhando e estudando, todo esse conhecimento sobre acervo musical é o que desejo deixar como marca e contribuição, sonhando com o dia que nosso acervo riquíssimo possa ser uma referência para nossa comunidade.


Seguindo nosso lema, nossa maior missão é transformar a vida das pessoas por meio da música, mas não apenas para seguirem no universo musical, mas para serem cidadãos diferentes. O mundo precisa de cultura, de educação. É o que nos mantem de pé apesar de todas as tragédias e dificuldades. É o que nos dá um respiro necessário.

barra_verde.png
DESTAQUES DEZEMBRO
Somos campeões: Instituto Baccarelli é vencedor
do Innovation Award da Classical:NEXT em 2021!
innovation_award-2021.jpg

Fechamos o ano com chave de ouro: através de nossas ações de frente assistencial "Tocando Juntos por Heliópolis" para arrecadação de alimentos e por todas as atividades e conteúdos digitais oferecidos por meio da "Conexão Heliópolis" - que foi capaz de envolver centenas de músicos no país e no mundo, fomos um dos vencedores do Innovation Award da reconhecida comunidade internacional de promoção da música clássica, Classical:NEXT.

Para dar visibilidade à data e as reflexões necessárias sobre o tema, a Cufa promoveu uma série de ações e eventos em comunidades em diversas partes do país e, aqui em Heliópolis, pudemos fazer parte dessa grande festa!

Ao longo do dia, uma série de ações sociais aconteceram, como entrega de kits “mães da favela”, corte de cabelo, manicure, maquiagem e grupos de capoeira, no período da noite, shows com artistas de diferentes estilos levaram música para as ruas de Heliópolis. Para representar o Instituto, nosso Coral Heliópolis também esteve presente e brilhou com uma performance emocionante!

favela2.jpg

Para que todos possam conhecer mais detalhes dos projetos vencedores, o pianista Andreas Kern entrevistou os ganhadores de cada país. As entrevistas estão disponíveis nas redes da Classical
     Next. Confira!

classical-nxt.png
Temporada de Concertos 2021

Depois de um ano que tivemos 13 lindos encontros, sempre com o melhor da música erudita e popular, no início de dezembro fechamos nossa Temporada de Concertos 2021 recebendo no palco a pianista e também ativista da educação musical, Sylvia Thereza.

sylvia.png

Numa apresentação inesquecível, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, sob regência do maestro Edilson Venturelli, acompanhou a pianista na execução de 'Rapsódia sobre um Tema de Paganini', considerada uma das maiores e mais difíceis obras do russo Rachmaninoff, além da emocionante 'Noturno opus 27 nº 2' de Frédéric Chopin!

 

Orquestra e maestro ainda fecharam a noite encantando o público com a grandiosa ‘Sinfonia nº 9 – Do novo mundo’ de Dvořák, inspirando nossa luta para que esse “novo mundo” seja verdadeiramente um lugar com igualdade para todos. 

 

Que venha a Temporada 2022...

E se você perdeu ou quer rever qualquer concerto da nossa Temporada 2021, acesse aqui, nosso canal no YouTube e mergulhe no nosso universo musical, acompanhando todo conteúdo que produzimos.

Concertos de Natal

Dezembro foi mês de festa, de relembrar os desafios e alegrias do ano e renovar as energias para o novo ciclo. Assim como a inauguração da "A Árvore dos Reencontros", que realizamos no final de novembro, ao lado da Coca-Cola Femsa, para encerrar o ano tivemos a oportunidade de realizar muitos encontros com o melhor da música erudita, popular e os grandes clássicos natalinos.

 

Vem conferir!

natal.png
estrela.png
Muita música para inspirar a relação entre Estado e empresa!

Em dezembro, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, sob regência do maestro Edilson Ventureli, teve o prazer de se apresentar para funcionários e parceiros do IREE, em seu evento de encerramento do ano no auditório do Masp.

O Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), é uma organização independente cuja missão é promover o debate democrático e pluralista para aperfeiçoar a interação entre os setores público e privado no Brasil.

Através de ações que impulsionam o debate entre pensamentos distintos e a disseminação de informações e análises sobre os setores, o Instituto busca engajar a sociedade civil no desenvolvimento de projetos que atendam aos interesses coletivos.

“As diversas manifestações artísticas carregam o papel de despertar a humanidade em nós. Poder olhar o mundo sob a ótica de
outrem é uma ferramenta absolutamente transformadora, e, se abertos para isso, podemos sim acreditar em uma sociedade mais justa com sua base na diversidade humana”, afirmou João Camarero, coordenador de cultura do IREE.

Que possamos, nesse novo ano, cada vez mais unir esforços com todos aqueles que também lutam por transformações
em nosso país.

borda-vermelha.png
Semeando boas energias para 2022 com a população
de Diadema!
estrela_edited.png

Final de ano é momento de celebrar e renovar as energias e, com o tema “Tempo de Luz e Esperança pra Nossa Cidade”, a prefeitura de Diadema realizou ao longo de todo mês de dezembro seu 1º Festival de Natal.

O evento, que também marcou o aniversário da cidade, foi organizado para levar à cidade uma programação cultural especial, num clima de otimismo e esperança, depois de um ano com tantos desafios.

Com uma programação repleta de atividades, a Vila de Natal pode levar aos moradores de Diadema uma série de atrações musicais, comidas e bebidas, concurso de decoração Natalina e uma campanha muito especial, o "Natal Solidário – Sua Fome Me Incomoda", que arrecadou alimentos para ajudar as famílias em maior situação de vulnerabilidade social no final do ano.

Com muita alegria, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, sob regência do maestro Edilson Ventureli, teve a oportunidade de abrir a programação do Festival, apresentando um repertório emocionante para que todos pudessem curtir a reta final de 2021 com muita força e esperança!

estrela.png
Luzes e música por toda a cidade!

Natal é época de celebrar as conquistas, os desafios ultrapassados, as pessoas que nos são queridas e, assim, renovar as esperanças e fortalecer as energias para o ano que está chegando. Nosso parceiro BTG Pactual não podia ficar de fora desse clima de celebração que tomou conta da cidade e preparou uma série de atrações especiais em sua sede, na região do Itaim Bibi, para que todos pudessem aproveitar!

A festa foi montada e, ao longo de todo mês, o público pode aproveitar apresentações culturais, espaço kids, show de luzes e uma árvore de Natal de 25 metros de altura!

O melhor? Nossa Orquestra Sinfônica Heliópolis e Coral Heliópolis fizeram parte dessa história numa apresentação com o melhor da música orquestral, emocionando o público presente com canções natalinas que resgatam o que há de melhor em cada um de nós. 


Definitivamente, um Natal iluminado!

btg.png
Concerto di Natale: uma viagem entre Itália e Brasil!
estrela_edited.png

No calendário das festividades de Natal que tomaram conta da cidade,
a Orquestra Sinfônica Heliópolis, sob regência do maestro Edilson Ventureli, teve mais um grande prazer: participar do tradicional "Concerto di Natale" promovido pelo Consulado da Itália no Auditório Ibirapuera.

Numa noite cheia de emoção, pudemos mergulhar numa viagem musical entre Brasil e Itália, mostrando toda a força da música de atravessar barreiras e unir pessoas e histórias de diferentes partes do mundo.

Com um repertório de clássicos da música erudita, popular e natalina, como O Guarani, de Antônio Carlos Gomes, Marcha Triunfal da ópera Aída de G. Verdi, A Banda, de Chico Buarque e Noite Feliz, brasileiros e italianos puderam aproveitar toda a magia do Natal!

concerto-natal_consulado.png

Finalizando nossas apresentações de 2021, no dia 22 de dezembro, o Coral Heliópolis teve a honra de participar do Auto de Natal promovido pela TV Cultura, ao lado da Brasil Jazz Sinfônica no Memorial da América Latina.

No palco, orquestra, coral - sob regência da nossa querida coordenadora Silmara Drezza e com Juliana Ripke ao piano -, e nosso grande amigo, Wilson Simoninha, brilharam ao apresentar canções natalinas para celebrar o amor, a união e a harmonia para todos os lares e famílias!

Ao final de um intenso dezembro, fica nosso profundo desejo que através da música tenhamos levado mais alegria e esperança para o Natal de 2021 e muita inspiração para lutarmos por um 2022 cheio de amor para todos!

Um Feliz Natal para todos!
memorial-simoninha2.png
estrela_edited_edited.png
curvavermelha_edited.jpg

O eFestival é uma das plataformas digitais mais importantes no fomento da cultura musical brasileira. O projeto tem como missão inovar o cenário musical no Brasil, revelando novos talentos, abrindo caminhos e dando o suporte necessário para que esses artistas possam construir carreiras sustentáveis.

eFestival: Descobrindo novos talentos da música nacional!
e-festival.png

Em 2021, o festival completou 20 anos, se dividindo em duas categorias, Instrumental e Canção, para receber inscrições de artistas de todos os estados do Brasil, que competiram através de votação popular via internet pela chance de realizar um show ao lado de Carlinhos Brown e da banda Titãs, além de outros prêmios que buscam alavancar a carreira dos vencedores.

Tivemos o prazer de participar desse projeto inovador com nossa Orquestra Sinfônica Heliópolis, sob a regência de Edilson Ventureli, se apresentando ao lado dos vencedores do eFestival Instrumental, Andy Batera, Irmãos Woiski e Quartula, junto com Carlinhos Brown e Clara Buarque, num repertório exclusivo.

Aqui você pode conferir essa grande apresentação e aplaudir o talento desses grandes músicos revelados!

laranja-claro_edited.png

Apesar de 2021 ter sido um ano muito desafiador por conta da pandemia, durante as apresentações de encerramento do ano letivo pudemos celebrar as vitórias desse período, tanto nas conquistas pessoais, na figura de cada aluno que pode, através das Aulas Abertas e dos Recitais, mostrar o resultado dos estudos, afinco e dedicação em suas aulas; como também as vitórias coletivas, como avanço da vacinação contra a covid19, que permitiu a volta às aulas presenciais desde setembro e a retomada das apresentações no Instituto Baccarelli para seus familiares.

As apresentações aconteceram ao longo de todo mês de dezembro, começando com as turmas de Musicalização, Pré Coral e Coral Infantil que, com muita desenvoltura, encantaram a todos nos encontros "Aulas Abertas”, fazendo o público sorrir, chorar e vibrar com a conquista de cada pequeno em suas jornadas na música e na construção de seus sonhos.

Nosso Coral Infanto-Juvenil, sob a regência da coordenadora Silmara Drezza e com Juliana Ripke ao piano, realizou uma linda apresentação no pátio do Instituto, com canções natalinas que inspiraram alunos e professores. 

Recitais de Final de Ano: Momento de celebrar as conquistas de 2021!

Já as turmas das Classes Coletivas de Instrumentos de cordas, sopros, metais e percussão, que ao longo do ano tiveram a oportunidade de ter aula com nosso incrível time de professores, muitos que fazem parte da Orquestra Sinfônica Heliópolis, também tiveram a chance de realizar os Recitais para seus familiares e mostrar como seguem trilhando pelo universo da música, através de muitas horas de dedicação e estudo.

Fechando as apresentações, as turmas de Canto Lírico também realizaram seus Recitais, mostrando toda potência ao soltarem suas vozes para mostrar o resultado de todo aprendizado construído nos últimos meses.

Concluímos assim mais um ano letivo, com muitos aplausos para nossos alunos!

Além de parabenizar o empenho de cada aluno, deixamos também nosso muito obrigado a todos os professores, colaboradores e parceiros que seguem acreditando que através da música e da educação é possível transformar vidas e inspirar sonhos!

recital.png
topo_red.jpg

Com muita alegria, compartilhamos que em dezembro a Alelo se tornou um dos novos patrocinadores do Instituto Baccarelli e, pra iniciar essa nova parceria com muita energia, garra e vontade de transformar, fomos convidados a participar do encontro que a empresa promoveu junto aos seus colaboradores, o Sintonia Fina!

Sintonia Fina: Maestro Edilson Ventureli conta sobre o trabalho sintonizado da Orquestra Sinfônica Heliópolis em evento da Alelo
topo_red_edited.jpg
alelo.png

Nosso maestro, Edilson Ventureli, foi um dos palestrantes e pode falar um pouco para os participantes sobre a história do Instituto e como, ao longo desses 25 anos, um trabalho realizado em equipe, com foco, determinação e constante apoio entre os times envolvidos, foi essencial para a construção de uma Instituição forte, que faz a diferença e é um referencial em sua atuação. E, assim como no mundo da música ou dos negócios, a sintonia fina de um time que atua junto na busca de um mesmo objetivo, é o caminho para grandes realizações!

Ao final do evento, o público pode se emocionar com uma apresentação dos músicos de cordas da Orquestra Sinfônica Heliópolis e comprovar toda a potência da educação e da música como ferramenta de transformação!

Bem-vinda Alelo ao time Baccarelli e nosso muito obrigado por acreditar no trabalho do Instituto como agente transformador, em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

curvazul_edited_edited.jpg
curvazul_edited.jpg

Com o intuito de estimular a educação musical em todo o país, em dezembro, pela primeira vez, realizamos o Processo Seletivo para a formação da Orquestra Sinfônica Heliópolis em duas modalidades, presencialmente e online, possibilitando a participação de músicos vindos de fora de São Paulo.

Para as vagas efetivas, foram considerados os instrumentistas de viola, violoncelo, oboé, trombone e percussão. Para as vagas de suplente, a seleção aconteceu para violino, contrabaixo, flauta, piccolo, clarinete, fagote, trompete, trompa e tuba.

Nesse início de janeiro a lista dos aprovados foi divulgada em nosso <site> e, agora, os músicos terão a oportunidade de trabalhar ao lado de um dos maiores regentes do país, Isaac Karabtchevsky, diretor artístico e maestro da OSH, participarão da nossa Temporada de Concertos 2022, ao lado de grandes nomes da música popular e erudita, além de ter aulas gratuitas com grandes professores do Instituto Baccarelli.

Parabenizamos a todos aqueles que participaram do processo e, aos novos integrantes da OSH, nossas boas-vindas e que esse seja mais um ano de muita música!

Novos músicos na Orquestra Sinfônica Heliópolis em 2022
partituras.png
barra_verde.png
AGENDA
roda-verde.png

As matrículas para os alunos do Instituto Baccarelli já estão acontecendo!

Rematrícula 2022

A Secretaria do Instituto já encaminhou comunicado a todos os pais, sinalizando a documentação necessária e indicando data e horário, entre os dias 10 e 21 de janeiro, para realização da rematrícula, respeitando os protocolos de segurança e garantindo a segurança de todos os alunos e familiares. 

Por aqui, já estamos cheios de saudade, ansiosos pelo novo ano letivo!

matricula2.png
barra_amarela.png
Frente Social - Doações
Doações em Dezembro
doacao1.jpg

Veja a relação de doações que aconteceram esse mês e fizeram toda a diferença.

Com a parceria de empresas e organizações como Instituto BRF, Sesc Mesa Brasil, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo – Cidade Solidária, Alelo e Beneficência Portuguesa, além de todas as doações de pessoas físicas que apoiam nossos projetos, pudemos arrecadar e distribuir durante o mês de dezembro:

- Cestas básicas 
- Carnes e embutidos

Em março de 2020, devido à pandemia de Covid-19, o Instituto Baccarelli reinventou suas atividades e ações, criando uma nova frente de atuação assistencial para apoiar seus alunos e ajudar a comunidade de Heliópolis.


Firmamos um compromisso de, independentemente da situação pandêmica, seguir com a distribuição de cestas básicas e alimentos para os moradores da região que seguem em situação de vulnerabilidade social. 

E com muita alegria, finalizamos o ano cumprindo nosso compromisso e buscando, cada vez mais, dar todo suporte para as famílias da região de Heliópolis. 

doacoes2.png

Por aqui, seguimos #TocandoJuntosPorHeliópolis!

No total, foram doadas 815 toneladas  de alimentos desde 2020, atendendo a mais de 3.243 pessoas
a cada entrega.  

Mas ainda há muitas pessoas necessitando de ajuda,

até mesmo para se alimentarem.

Se você pode contribuir, clique ao lado e escolha uma forma de doação.

barra_vermelha.png
UM NATAL PARA HELIÓPOLIS
natalH.jpg

Em 2021, com o avanço da vacinação contra covid-19, famílias de todo Brasil puderam resgatar sentido de união que o Natal traz, tornando a celebração um momento de reencontro com todos aqueles que amamos. 

Sabendo que muitas famílias não teriam a oportunidade de ter sua própria ceia natalina, lançamos a campanha “Um Natal Para Heliópolis”, para arrecadar doações destinadas à distribuição de cestas básicas no final de ano para as famílias de nossos alunos. 

Como o clima natalino é tempo de solidariedade e gratidão, preparamos um presente musical exclusivo para todos que puderam contribuir com doações acima de 40 reais: uma apresentação em vídeo dos nossos corais com músicas emocionantes para deixar a celebração natalina ainda mais emocionantes!

Nosso muito obrigado a todos que estiveram conosco nessa iniciativa!

natalH.png
barra_laranja.png
SUA NOTA VIRA MÚSICA PARA HELIÓPOLIS

O Instituto Baccarelli faz parte da lista de entidades que recebem doação via Nota Fiscal Paulista.

 

O programa é mais uma ótima forma de ajudar a compor a música que faz a diferença em Heliópolis, já que suas notas fiscais geram doações para o Instituto, sem nenhum gasto adicional ao seu orçamento.

A partir do programa da NFP, créditos são gerados e podem ser resgatados ou doados para ONGs. Mas, é importante lembrar que para resgates individuais os valores são muito baixos – ao contrário da doação que chega até R$257.

Ser um doador automático do Instituto Baccarelli via Nota Fiscal Paulista não custa nada e ajuda transformar a vida de crianças e jovens que estudam em Heliópolis e de suas famílias por meio da música, da cultura e da educação.

nfp.jpg
nota_marca.png

Veja como é fácil se tornar um doador.

barra_verde.png
#EU TOCO JUNTO

Comece 2022 fazendo o bem: diga #EuTocoJunto!

 O Instituto Baccarelli há 25 anos vem transformando a vida de milhares de crianças e jovens.

 Todo o impacto positivo, que acontece direta e indiretamente, à favela de Heliópolis também só é possível graças a cada doador que faz parte dessa missão, ajudando na manutenção das atividades e programas do Instituto.

 Nesse novo ano que se inicia, seja também um transformador e toque junto com o Instituto.

Diga #EutocoJunto!

fala-maestro.png
borda-verdagua.png

Fala, Maestro!

Apesar de todas as dificuldades que o país enfrentou ao longo de 2021, este acabou sendo um ano de muitas conquistas para o Instituto Baccarelli.

Iniciamos o ano seguindo os protocolos de segurança contra a covid-19 e garantindo que os alunos pudessem manter seus estudos através de aulas online até o mês de setembro quando, com o avanço da vacinação, pudemos retomar nossas atividades em sala de aula!

Apesar de todas as dificuldades que o país enfrentou ao longo de 2021, este acabou sendo um ano de muitas conquistas para o Instituto Baccarelli.

borda-verdagua_edited.png

Iniciamos o ano seguindo os protocolos de segurança contra a covid-19 e garantindo que os alunos pudessem manter seus estudos através de aulas online até o mês de setembro quando, com o avanço da vacinação, pudemos retomar nossas atividades em sala de aula!

Transformamos o distanciamento em oportunidade: com o objetivo de expandir o acesso à educação musical, mantivemos uma intensa programação de Masterclasses online, com nosso time de grandes músicos e professores do Instituto Baccarelli, além de realizar toda Temporada de Concertos 2021 com apresentações ao vivo pelo nosso canal do YouTube, sempre com o melhor da música orquestral, seja ela erudita ou popular.

Participamos de grandes eventos e apresentações no Brasil e no mundo, seja tocando o novo hino do Campeonato Paulista de Futebol em pleno estádio do Morumbi ou participando do projeto COP26: The [Uncertain] Four Seasons ao lado de Sinfônicas de todo o globo, numa recomposição algorítmica de Vivaldi. Nossos jovens de Heliópolis marcaram presença, mostrando todo seu talento e potência no universo da música orquestral.

Fortalecemos nossa frente de Assistência Social, com ações do departamento de Serviço Social para orientação, proteção e apoio aos nossos alunos, além do sucesso de nossas campanhas para doações de cesta básica, que já possibilitou a distribuição de 815 toneladas de alimentos desde 2020, atendendo a mais de 3.243 pessoas a cada entrega.

 

Assistimos ao reconhecimento internacional de nossa atuação através do sucesso de nossos alunos sendo aprovados em grandes orquestras e universidades do exterior ou recebendo prêmios internacionais de música erudita, como o Worldvision Music, como o reconhecimento por nossas ações educativas e assistenciais, através do prêmio Innovation Awards, da Classical:NEXT. 

 

E, por fim, celebramos um grande marco: em outubro, completamos 25 anos de atuação trabalhando em prol de uma sociedade
mais justa e igualitária. Num grande concerto, pudemos as memórias, celebrando as conquistas de toda essa trajetória, e nos lançarmos ao futuro, sentindo os ventos de mudança com a certeza que ainda há muito a ser transformado!

Já iniciamos 2022 com grandes conquistas: ao longo do último ano, onze novos patrocinadores se juntaram à nossa causa,
trazendo ao Instituto Baccarelli maior sustentabilidade para seguirmos, por meio da educação, promover a inclusão
social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Uma nova fase se inicia para o Instituto Baccarelli e vamos fazer de 2022 um grande ano!
Contamos com você ao nosso lado nessa jornada.

Edilson Ventureli

NOSSOS PARCEIROS:

bottom of page