top of page
IMG_3871_edit.jpg
Baccanews Especial CEUs
borda-verdagua_edited.png
form2..png
logo sme + ceu + ib.png
Forma_azul-ceu.png
Instituto Baccarelli assume gestão de 12 CEUs

Com mais de 25 anos de atividade, o Instituto Baccarelli inicia em 2022 uma nova etapa de sua história. Presença fundamental na favela de Heliópolis, a instituição expandiu seu território de ação ao assumir a gestão de 12 novas unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs), em contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação (SME). Dessa forma, o Instituto Baccarelli agora amplifica sua experiência de transformação social ao implantar nos modernos complexos dos CEUs, em conformidade com os objetivos, planos e políticas estabelecidas pela SME para as áreas de educação, cultura, esporte, lazer, recreação e tecnologia da cidade de São Paulo, o modelo de trabalho que impacta positivamente a vida de mais de 1.200 crianças, adolescentes e jovens anualmente em Heliópolis, e que levou a instituição a ser considerada um dos mais importantes projetos sociais do Brasil.

 

Contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
inicia uma nova etapa na história da instituição

LINE.png
FOTO KIDS.png

Os Centros Educacionais Unificados são equipamentos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para promover a educação de maneira integral, democrática, emancipatória, humanizadora e com qualidade social, possibilitando o desenvolvimento do ser humano em toda a sua potencialidade.

Esses objetivos e ideais dialogam com o trabalho desenvolvido pelo Instituto Baccarelli com as crianças e jovens em Heliópolis neste últimos 25 anos. Por isso, a instituição acolhe agora os 12 novos CEUs de São Paulo com comprometimento, entendendo que o desafio de transformar vidas se expande e dá início a novos desafios. De agora em diante, o Instituto Baccarelli tem a responsabilidade de atuar em mais territórios, atingindo populações de todas as idades por meio de uma programação diversa — programação que impacta o dia a dia de milhares de pessoas em uma extensa rede de atividades, abrangendo as áreas de educação, cultura, esporte e lazer.

A parceria entre o Instituto Baccarelli e a Secretaria Municipal de Educação se iniciou em 2010, quando a lei federal nº 11.769/08 instituiu como obrigatório o ensino de música nas instituições de educação básica do país. Assim, o convênio possibilitou não só um aumento significativo no número de alunos atendidos pelo instituto, como baixou a faixa etária de entrada nos programas de ensino de 6 para 4 anos. A partir desse momento, a metodologia foi modificada, passando a incluir o programa de Musicalização Infantil, uma etapa anterior ao programa de canto-coral, antes a porta de entrada para o aprendizado musical.

Além desses benefícios, o convênio também vem proporcionando ao Instituto Baccarelli um enorme ganho em experiência na prestação de serviços para o poder público, ao cumprir uma série de exigências na execução da proposta e ao apresentar detalhadas prestações de contas mensais e anuais, todas aprovadas. Somado a isso, a instituição tem realizado suas atividades desde o ano 2000 com recursos oriundos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, fonte principal da manutenção de sua sustentabilidade financeira ao longo de duas décadas.

Diante de ações tão bem-sucedidas e reconhecidas, no Brasil e no exterior, o Instituto Baccarelli tem sido procurado nos últimos anos por diversas organizações e atores do meio musical para ampliar sua atuação em outras localidades. Sobre a diversificação de atividades oferecidas a partir de agora nas unidades dos CEUs, o diretor-executivo, Edilson Ventureli, afirma: "O Instituto Baccarelli, ao longo dos seus 25 anos, tem sido um centro de referência em educação e, também, um grande produtor cultural, promovendo e participando de eventos importantes. Na área de esporte e lazer, partiremos do mesmo princípio que sempre norteou nossas ações: a excelência. Isso se dará com a contratação de profissionais experientes, com histórico de realizações importantes e capacidade técnica para desenvolver essa nova frente de atuação”.

barra-ceu-01.png
Conheça as unidades
MOCKUPS IMAC.png

Os CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli estão localizados nas regiões Norte, Leste e Centro-Leste da cidade de São Paulo. Confira:

CEU Arthur Alvim                                                                                CEU Pinheirinho

CEU Barro Branco / Cidade Tiradentes                                           CEU São Miguel

CEU Carrão / Tatuapé                                                                        CEU São Pedro / José Bonifácio

CEU Freguesia do Ó                                                                           CEU Taipas

CEU Parque do Carmo                                                                       CEU Tremembé

CEU Parque Novo Mundo                                                                  CEU Vila Alpina / Vila Prudente

Veja o vídeo abaixo e dê uma espiadinha nas nossas unidades!

Instituto Baccarelli e CEUs: em diálogo
com as comunidades

Ao assumir a gestão das mais novas 12 unidades dos Centros Educacionais Unificados, o Instituto Baccarelli assume também um compromisso com o futuro do CEU, um dos maiores projetos de educação integrada e desenvolvimento humano do país. Esse compromisso vai além da execução de uma programação extensa e inclusiva — passa também por dar sua contribuição para uma gestão moderna, eficiente e inovativa do programa. 

 

Uma inovação que está evidente desde o início da gestão do Instituto Baccarelli é a nova identidade visual desenvolvida para as 12 novas unidades do CEU. Criada a partir das curvas presentes na logo original do Instituto Baccarelli, as marcas carregam em si o tradicional azul dos CEUs, dialogando com o projeto de mais de 20 anos dos Centros Educacionais Unificados.

Dessa forma, a própria identidade visual já comunica ao público alguns dos principais traços da gestão do Instituto Baccarelli: uma visão de futuro, dinâmica e moderna, aliada a um respeito à história do programa. É esse ideal que está por trás de todas nossas ações de comunicação, desde nossa presença no ambiente digital até a sinalização dos prédios.

Nesse ponto confluem os valores dos CEUs e do Instituto Baccarelli: ao estabelecer um diálogo com os territórios em que estamos instalados e com as populações que atendemos, propomos uma conversa simples e direta, em conformidade com os ideais de democratização e desenvolvimento humano dos CEUs, e a sensibilidade e solidariedade social do Instituto Baccarelli.

 

É assim que o Instituto Baccarelli e os CEUs pretendem construir uma sociedade mais justa e igualitária, com oportunidades e inclusão. E tudo isso começa na troca que temos no dia a dia — seja pela internet, ou nos corredores dos CEUs.

No ambiente digital, foram criados 24 perfis de mídias sociais, sendo 12 na plataforma do Instagram e 12 no Facebook. Juntas, essas frentes irão atuar para informar o público sobre as atividades e o dia a dia de cada unidade, servindo como um canal comunicação entre os equipamentos e os usuários, facilitando o fluxo de divulgação da programação para que o público encontre de maneira fácil e acessível as informações que de precisa para usufruir gratuitamente dos CEUs. 

Somado a isso, as unidades tiveram seus prédios sinalizados por meio de uma comunicação visual nova, moderna e eficiente, possibilitando uma mensagem acessível, para que o trânsito das pessoas se torne fácil e intuitivo, melhorando a experiência dos usuários nos CEUs. 

Veja abaixo as 12 novas logomarcas desenvolvidas a partir das identidades visuais do Instituto Baccarelli e dos CEUs.

 

 

Para ficar por dentro de tudo que acontece nos CEUs, siga nossos perfis oficiais. Clique nos ícones do Facebook e do Instagram abaixo para acessar as páginas:

LOGOS ENFILEIRADAS CEUS.png

CEU Vila Alpina / Vila Prudente
Profª Virgínia Leone Bicudo

CEU Carrão / Tatuapé
Carolina Maria de Jesus

CEU Arthur Alvim
Abidias do Nascimento

CEU Parque do Carmo
João Cândido, Almirante Negro

CEU Barro Branco / Cidade Tiradentes
Enedina Alves Marques

CEU São Pedro / José Bonifácio
Francisco José do Nascimento, Dragão do Mar

fb.png
ig.png
fb.png
ig.png
fb.png
ig.png
fb.png
ig.png
fb.png
fb.png
ig.png
ig.png

CEU São Miguel
Luiz Melodia

CEU Tremembé
Maria Firmina dos Reis

CEU Parque Novo Mundo
Leônidas da Silva

CEU Freguesia do Ó
Esperança Garcia

CEU Pinheirinho
Luís Gama

CEU Taipas
Profª Maria Beatriz Nascimento

fb.png
ig.png
fb.png
ig.png
fb.png
ig.png
fb.png
ig.png
fb.png
ig.png
fb.png
ig.png
mockup ceumobil.png
Forma_azul-ceu.png
Forma_azul-ceu.png
Musicalização infantil: de Heliópolis para os CEUs
Forma_azul-ceu.png

A música não poderia ficar de fora dos CEUs! Porta de entrada para o Instituto Baccarelli, o ensino musical já faz parte da programação das novas unidades, e qualquer criança pode ser inscrita nas aulas de musicalização infantil. Para alunos e alunas das escolas que integram o complexo dos CEUs, as CEMEIs – os Centros Municipais de Educação Infantil, que atendem crianças de até 5 anos –, o acesso a essas aulas ficou muito fácil, e os pequenos têm usufruído dessa novidade com muito entusiasmo. 

Seguindo o modelo do processo pedagógico desenvolvido pelo Instituto Baccarelli, diversos professores de música foram selecionados para a tarefa e estão participando de capacitações recorrentes na sede Heliópolis, junto com os professores da instituição. Com a presença do corpo pedagógico do Instituto Baccarelli, os professores recém-chegados passaram por uma verdadeira imersão na musicalização infantil, conhecendo a filosofia por trás da aula.

ceu2-0azul.png
ceu3-azul.png

A professora Camila Ruiz, uma das organizadoras do encontro de formação, ficou animada com o que viu. "Ficamos muito contentes. Os professores selecionados são muito preparados, e conseguiram entender como o Instituto Baccarelli vê a musicalização infantil".

Assim, os pequenos que frequentam os CEUs terão acesso à mesma educação musical de qualidade que as crianças de Heliópolis, desenvolvendo sua percepção auditiva, seus movimentos corporais e aprendendo sobre instrumentos e repertórios, abrindo caminho para novas experiências e possibilidades.

Forma_azul-ceu.png
barra-ceu-01.png
Venha fazer parte dos CEUS

Com atividades múltiplas, abrangendo as áreas de educação, cultura, esporte e lazer, a programação dos CEUs segue uma rigorosa diretriz desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação — diretriz essa que o Instituto Baccarelli tem a missão de realizar com excelência em cada unidade.

Para se inscrever nas atividades oferecidas é só comparecer pessoalmente na unidade mais próxima de você, com documento de identidade (original e cópia) e a carteirinha de vacinação.

Venha fazer parte dos CEUs! Inscreva-se na unidade mais próxima da sua casa:

CEU Vila Alpina / Vila Prudente
Profª Virgínia Leone Bicudo

     Rua João Pedro Lecór, 141

CEU Carrão / Tatuapé
Carolina Maria de Jesus
     Rua Monte Serrat, 230

CEU Arthur Alvim
Abidias do Nascimento
     Av. Sylvio Torres, 295

CEU Parque do Carmo
João Cândido, Almirante Negro

     Av. Afonso Sampaio e Souza, 200

CEU Barro Branco / Cidade Tiradentes
Enedina Alves Marques

     Rua Salvador Vigano, 100

CEU São Pedro / José Bonifácio
Francisco José do Nascimento, Dragão do Mar

     Rua Professora Lucila Cerqueira, 194

pin-azul.png
pin-azul.png
pin-azul.png
pin-azul.png
pin-azul.png
pin-azul.png

CEU São Miguel
Luiz Melodia

     Rua José Ferreira Crespo, 471

CEU Tremembé
Maria Firmina dos Reis

     Rua Adauto Bezerra Delgado, 94

CEU Parque Novo Mundo
Leônidas da Silva

     Av. Ernesto Augusto Lopes, 100

CEU Freguesia do Ó
Esperança Garcia

     Rua Crespo de Carvalho, 71

CEU Pinheirinho
Luís Gama

     Rua Camillo Zanotti, s/n

CEU Taipas
Profª Maria Beatriz Nascimento

     Rua João Amado Coutinho, 240

pin-azul.png
pin-azul.png
pin-azul.png
pin-azul.png
pin-azul.png
pin-azul.png
fala-maestro.png
Forma_azul-ceu.png

Fala, Maestro!

Nossa missão, aqui no Instituto Baccarelli, é transformar a vida das pessoas. É isso que fazemos há mais de 25 anos em Heliópolis, e é o que continuaremos fazendo agora nas 12 unidades dos CEus que estão sob nossa gestão.

Um grande desafio, mas também uma oportunidade maravilhosa de expandir nosso trabalho por um mundo melhor, por uma sociedade mais justa e igualitária, pela diminuição da desigualdade social por meio de uma educação inclusiva e de qualidade.

Forma_azul-ceu.png

Agora temos a oportunidade de dialogar com mais pessoas — pessoas de diferentes territórios, de várias idades, de perfis diversos. Oportunidade também de conhecer outras realidades, de aprender coisas novas, e de levar nossa missão ainda mais longe.

Agradecemos a confiança da Secretaria Municipal de Educação, que conhece a seriedade do nosso trabalho e a firmeza do nosso compromisso com a transformação social por meio da educação. Agradecemos nossas equipes dos CEUs,
que estão fazendo seu melhor para colocar em movimento esse grande complexo educacional, esportivo e cultural.
E agradecemos também a todo o público dos CEUs, que já nos acolheu em seus bairros e trouxe vida a cada nova unidade.

Vamos em frente!

logo sme+ ib.png

REALIZAÇÃO

bottom of page