top of page
header_nov2.png
Baccanews
LOGO COLORIDA_FUNDO ESCURO.png
Novembro
2021
julli.png
fala_heliopolis.png
Fala, Heliópolis!

Julliana Cavalcanti ingressou no Instituto Baccarelli ainda criança e, hoje, é nossa professora de violino. Há 21 anos no Instituto, já foi aluna, viu o nascimento da Orquestra Sinfônica Heliópolis, participou da turnê pela Europa, além das diversas apresentações em grandes teatros nacionais e internacionais.


Assim como na série "Heliópolis & Simoninha Convidam", durante a celebração dos 25 anos do Instituto Baccarelli, Julliana subiu ao palco como apresentadora, gerando interação entre público, maestro e convidados e representando as muitas trajetórias que já passaram e foram transformadas através da arte e da educação!


Dando voz a toda comunidade: Fala, Ju!

balao limpo.png
balao limpo.png
aspa_R.png
aspa_L.png

Entrei no Instituto ainda criança e tenho muitas memórias afetivas por aqui, desde o início quando a gente era apenas uma orquestra de cordas e o Maestro Baccarelli nos regia. Um homem muito culto, que nos passava ensinamentos não apenas sobre música, mas sobre a vida. E viver as experiências que o Instituto me trouxe explodiu minha cabeça! Minha noção de mundo mudou e transformou minha experiência de vida.


Hoje, é isso que eu tento passar para os meus alunos: uma visão maior do mundo, mostrando que cada um é capaz de realizar seus sonhos, independente do caminho e profissão que queiram seguir. E assim seguimos aqui no Baccarelli: acreditando que a educação e a arte podem formar pessoas melhores e bem-sucedidas, que sigam replicando a essência das transformações que viveram aqui em outros lugares e momentos de suas vidas.

barra_verde.png
DESTAQUES OUTUBRO
Temporada de Concertos

Outubro marcou um mês de grandes apresentações: levamos ao palco Stravinsky, Bizet, Ravel, Beethoven, Gilberto Gil, Tom Jobim, Gonzaguinha e compartilhamos com o público a alegria de chegar aos 25 anos de atuação junto à comunidade de Heliópolis numa grande festa!

IMG_2784.jpg
IMG_3067.jpg
 #Bacca25Anos:  Sou menino passarinho, com vontade de voar

Um encontro de gerações.

Um olhar para o passado que cria a visão do futuro!

 

Em outubro completamos 25 anos trabalhando em prol de uma sociedade mais justa e igualitária, acreditando que através da educação e da arte é possível transformar o futuro de crianças e jovens, despertando seus potenciais e incentivando seus sonhos e voos.

 

Os desafios ao longo da jornada foram muitos, mas as conquistas também. Conquistas que não se apagam, pelo contrário, seguem vivas através da história de cada aluno que já passou pelo Instituto Baccarelli.

 

E por aqui, sentimos que a trajetória do Instituto Baccarelli está apenas começando! Para celebrar esse momento e os ventos de mudança que o acompanham, realizamos um grande concerto, levando ao público o melhor da música erudita e popular.

As surpresas começaram antes mesmo dos músicos subirem ao palco, com o Coral Heliópolis soltando a voz no foyer do Auditório Ibirapuera.

No palco, abrindo com “O Pássaro de Fogo” de Stravinsky, assistimos ao reencontro do nosso diretor artístico e maestro Isaac Karabtchevsky, que se manteve afastado das atividades por 18 meses devido à pandemia, com a Orquestra Sinfônica Heliópolis, numa apresentação belíssima que ainda contou com interpretações de Carmen de Bizet e o Bolero de Ravel.

Na sequência o maestro Edilson Ventureli recebeu Wilson Simoninha, nosso grande parceiro e curador dos concertos populares, Criolo, Mariana Rios e Claudio Zoli numa apresentação cheia de energia, mostrando a beleza e força da nossa música popular brasileira, com canções de Gilberto Gil, Tom Jobim e Gonzaguinha.

 

No comando da apresentação, Julliana Cavalcante, violinista e aluna-fundadora do Instituto Baccarelli, e Daniel Rocha, contrabaixista da OSH, deram o tom do encontro: resgatar memórias, relembrar momentos e se inspirar cada vez mais para atuar na linha de frente da transformação da sociedade através da educação e da arte.

IMG_0066_edited.jpg
IMG_4349.jpg
10.JPG
A genialidade de Beethoven no palco!

Beethoven não só revolucionou a música, como também deixou um legado que até hoje influencia compositores dos mais diversos estilos musicais.
 

Seguindo a Temporada de Concertos 2021, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, sob regência do maestro Edilson Ventureli e de Paulo Galvão, regente preparador, apresentou toda a fúria do compositor com a abertura de Coriolano e Sinfonia nº 1.
 

Paulo já integrou a OSH como violinista no passado e agora volta a atuar conosco como regente preparador, comprovando a importância do impulso que recebeu do Instituto Baccarelli no início da sua carreira.

Mais uma história que compartilhamos e exaltamos nesse período em que se comemoram os 25 anos de atividades do Instituto Baccarelli em Heliópolis.

IMG_8272.jpg

Se você perdeu ou quer rever esses grandes momentos, é só acessar aqui e se inscrever em nosso canal no YouTube para acompanhar todos os concertos da temporada.

barra_laranja.png
AGENDA DE CONCERTOS
curva_laranja.png

Clique aqui para acessar a agenda completa.

agenda.png
curva_laranja.png
Background slides_2b.jpg
Um pássaro com ares de futuro!

No mês de outubro, o Instituto Baccarelli celebrou seus 25 anos de atividade e lançou uma logomarca comemorativa - que já trouxe consigo uma nova identidade visual para os próximos anos.

 

Tanto o período de comemorações quanto o processo de criação da nova marca trouxeram à tona grandes lembranças, histórias e reflexões. Houve uma revisão do caminho percorrido e isso tem possibilitado olhar para os novos desafios com mais propriedade.

 

A semente plantada há 25 anos cresceu e se desenvolveu, permitindo ampliar os horizontes da nossa atuação. O pássaro agora tem ares de futuro e nos impulsiona para novos voos.

 

Ele traz mais cores, linhas e texturas, portanto, traz mais diversidade dentro de si. Transmite ousadia e modernidade. Se comunica com os novos tempos, com o digital, mas mantem a beleza da arte em seus traços.

 

Estamos orgulhosos pois em um primeiro momento, o time de colaboradores, professores e alunos se apaixonaram pelo resultado!

 

Após o evento de lançamento tivemos certeza das escolhas, pois os retornos foram todos muito positivos, reconhecendo a potência da nova marca.

 

E estendemos esse reconhecimento à agência AlmapBBDO, que faz parte do time de apoiadores do Instituto e trabalhou durante meses em conjunto com a equipe de Comunicação e Imagem para criação dessa nova identidade. Mais um exemplo de parceria de sucesso.

LOGO COLORIDA_FUNDO ESCURO.png
fundo_laranja.png
Worldvision: Nossos alunos brilhando em premiação internacional

A Worldvision Music desse ano já começou e estamos acompanhando com muita alegria o desempenho de nossos jovens talentos numa das principais premiações mundiais que busca reconhecer novos talentos e promover a música clássica.

 

Nosso aluno e integrante da Orquestra Sinfônica Heliópolis, Leonardo Moraes, conquistou o segundo lugar da primeira rodada da competição, Andreza Batistellа, ex-aluna do Instituto Baccarelli, foi a primeira colocada na categoria Viola, seguindo, assim, para a segunda rodada do concurso; e Caio Albuquerque, também ex-aluno, conquistou o terceiro lugar na categoria Violoncelo.

A competição traz uma banca de jurados internacional composta por grandes professores e músicos. Entre o júri brasileiro, mais destaques: Gabriel Marin, Alexandre Razera, Alejandro Aldana, Rafael Cesário, Taís Gomes e Pedro Visockas. Todos professores do Instituto Baccarelli!

world_vision.jpg

O concurso é formado por quatro rodadas e os três primeiros colocados de cada uma delas são premiados. As premiações chegam até 100 mil euros, além de oportunidades de tocar em concertos com a Filarmônica de Berlim, por exemplo.

A final está prevista para fevereiro de 2022.
Acesse aqui o site oficial da Worldvision Music e saiba mais sobre o concurso que tem, também, participação do público para votação.

fundo_azul.png
Educação Financeira para planejar o futuro!

A educação financeira vai além de saber poupar ou administrar gastos. Através dela se tem entendimento de como podemos ter uma qualidade de vida melhor. E, apesar de iniciativas sobre educação financeira no Brasil terem aumentado em 72% nos últimos cinco anos, ainda há muito a percorrer quando o assunto é conscientização do uso do orçamento diário dos brasileiros.

 

Com isso em vista, a BTG Pactual, parceira do Instituto Baccarelli, lançou um programa de apoio à profissionalização de jovens por meio de aulas de capacitação financeira com mentoria do educador André Bona.

 

Nossos alunos fizeram parte da primeira turma do Workshop sobre Conscientização Financeira, que contou com 9 horas de aprendizado sobre "O poder do meu orçamento" e como "Planejar o meu futuro".

Para Martha Leonardis, Head de Responsabilidade Social do BTG Pactual, “Com esse workshop, estamos fomentando uma geração mais preparada e consciente sobre a relação com o dinheiro e o planejamento financeiro. Queremos contribuir cada vez mais para a transformação social e impulsionar o debate sobre a importância da responsabilidade corporativa e social no Brasil".

 

Por aqui, agradecemos a parceria da BTG Pactual na busca de mais oportunidades para todos, com a educação sendo o instrumento capaz de mudar não só o país, mas todo o mundo.

btg1.jpeg
btg2.jpeg
fundo_verde1.png
Ações de combate a todo tipo de risco tem início no Instituto Baccarelli

O Instituto Baccarelli está implementando sua Política de Proteção e Salvaguarda à criança e ao adolescente para garantir que todos os alunos da instituição estejam seguros e protegidos.

 

Para levar o debate à frente e implementar a política elaborada ao longo de vários meses, nosso Departamento de Serviço Social deu início a uma série de Oficinas Socioeducativas para aprofundar o tema com todos os alunos, além de encontros com familiares e colaboradores.

Como maneira de facilitar a compreensão do assunto, todas as oficinas foram trabalhadas de forma lúdica, levando a uma melhor assimilação das informações sobre eventuais situações de risco, como identificá-las e como encaminhá-las.

Outras 30 oficinas que serão realizadas até o final de novembro para apresentar a Política de Proteção e Salvaguarda à Criança e Adolescente que está em fase de implementação e será base no cotidiano do Instituto Baccarelli. Além disso, houve o convite para que todos se apropriem do conteúdo do documento para contribuir na garantia de direitos de nossos alunos e alunas.”

social1.jpeg
social2.jpeg
barra_amarela.png
NOVA LOGO TOCANDO JUNTOS - PRETA.png
Doações em Outubro
image00001.jpeg

Com a parceria de empresas e organizações como Banco Votorantim, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de SP – Cidade Solidária, Instituto BRF e Mesa Brasil Sesc, além de todas as doações de pessoas físicas que apoiam nossos projetos, pudemos arrecadar e distribuir durante o mês de outubro:

- Cestas básicas

- Carnes e embutidos

- Desodorantes

- Cartões-alimentação mensais

Em março de 2020, devido à pandemia de Covid-19, o Instituto Baccarelli reinventou suas atividades e ações, criando uma nova frente de atuação assistencial para apoiar seus alunos e ajudar a comunidade de Heliópolis.

No mês que completamos 25 anos de atuação, reforçamos esse compromisso e seguimos com a distribuição de cestas básicas e alimentos para os moradores da região, trazendo todo o apoio possível para aqueles que seguem em situação de vulnerabilidade social.

 

Veja a relação de doações que aconteceram esse mês e fizeram toda a diferença.

image00073.jpeg
image00040.jpeg

Por aqui, seguimos #TocandoJuntosPorHeliópolis!

No total, foram doadas 789,4 toneladas  de alimentos, atendendo a mais de 3.243 pessoas
por entrega desde 2020.  

Mas ainda há muitas pessoas necessitando de ajuda,

até mesmo para se alimentarem.

Se você pode contribuir, clique ao lado e escolha uma forma de doação.

barra_laranja.png
SUA NOTA VIRA MÚSICA PARA HELIÓPOLIS

O Instituto Baccarelli agora faz parte da lista de entidades que recebem doação via Nota Fiscal Paulista. Para quem tem vontade de ajudar a compor a música que faz a diferença na vida das crianças e jovens de Heliópolis, mas não pode acrescentar nenhum gasto a mais no seu orçamento, essa é uma ótima forma de passar a ser um doador automático do Instituto.

 

A Nota Fiscal Paulista (NFP) é um programa de incentivo à cidadania fiscal no Estado de São Paulo para estimular os consumidores a exigirem a documentação fiscal na hora da compra.

 

A partir do cadastro no programa da NFP, créditos são gerados e podem ser resgatados ou doados para ONGs como o Instituto Baccarelli.

 

Ser um doador do Instituto Baccarelli não custa nada! 

IMG_6457_J.jpg
nota_marca.png

Para resgates individuais, é importante saber que o valor da nota será muito baixo, independente do valor da compra realizada. Já ao destinar as notas para uma ONG, elas podem ser transformadas em doações automáticas de até R$257. Ou seja, o cupom fiscal vale muito mais como ajuda, mesmo sem nenhum gasto adicional para isso.

 

Transformar sua nota em uma doação ajuda a fazer diferença na vida de crianças e jovens que estudam em Heliópolis e têm suas vidas e a de suas famílias transformadas por meio da música, da cultura e da educação.

 

Veja como é fácil se tornar um doador.

barra_vermelha.png
#EU TOCO JUNTO

Muitas pessoas e empresas já decidiram apoiar regularmente as ações sociais, educacionais e culturais promovidas pelo Instituto Baccarelli.

 

Toda doação é muito importante para nós e faz diferença na vida de muitas famílias. O Brasil ainda vive um momento crítico da pandemia de Covid-19 e a favela de Heliópolis é um dos locais em São Paulo que tem enfrentado maior risco.

 

E você também pode integrar esse grupo e passar a dizer Eu Toco Junto! Se unindo a centenas de pessoas que escolheram a nossa organização para apoiar e para gerar transformação.

 

Seja um doador e ajude a gerar mais oportunidades para o futuro de milhares de crianças e jovens.

NOSSOS PARCEIROS:

RÉGUA DE PATROCINIO 2021 PROAC + SME_H1.jpg
bottom of page